Dinâmicas de grupo para pacientes em hemodiálise

A depressão é uma característica de personalidade das pessoas que estão em tratamento de hemodiálise, pois ao descobrir a doença a pessoa se depara com uma nova realidade que inclui passar quatro horas por dia, três vezes por semana, ligado a uma máquina. Para combater os sintomas da depressão o Centro de Hemodiálise da Santa Casa Cachoeiro além de contar com suporte de profissional de psicologia em intervenções clínicas e no leito, agora os pacientes passam por atividades complementares de grupo, a novidade é mais um projeto que visa proporcionar qualidade de vida aos que fazem tratamento dialítico.

As dinâmicas são preparadas pelo psicólogo do setor, João Bosco e vem apresentando ótimos resultados, junto aos pacientes que antes não se reconheciam como pessoa ativa. O trabalho estimula o relacionamento interpessoal despertando os pacientes para o mundo externo, sendo executado de forma dinâmica, saindo das formalidades e trabalhando temas de interesse comum como o relacionamento familiar e a sexualidade.

As dinâmicas em grupo são realizadas nos intervalos das seções com duração de 20 minutos ficando livre a adesão dos pacientes.

No começo poucos pacientes se mostravam interessados em participar, hoje tenho a adesão de um bom grupo, visto que eles estão reconhecendo a importância deste trabalho para ajudar a enfrentar o tratamento.” Disse o psicólogo do Setor João Bosco.

Cresce o número de problemas renais no sul do Estado

Nos últimos meses o Setor de Hemodiálise da Santa Casa registrou um aumento grande no número de pacientes que aguardam para entrar em terapia renal substitutiva. Atualmente a fila de espera pelo serviço é composta por aproximadamente 30 pessoas, o que significa que os problemas renais cresceram muito nos últimos meses em pessoas do sul do Estado.

Hoje temos 30 máquinas em funcionamento, operando em três turnos e ainda oferecemos para pacientes com casos mais graves a diálise no setor de CTI, porém para atender a este grande crescimento precisaríamos ampliar nosso espaço físico, nunca aconteceu de termos que transferir pacientes para outros Serviços, atualmente esta hipótese já é uma realidade.” Argumenta a Enfermeira do Setor, Vera Brites.

Depois de Cachoeiro o hospital mais próximo que oferece o serviço de diálise está localizado em Guarapari.

Dados

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia estima-se que em 2010, 92 mil pessoas passam por tratamento dialítico no Brasil, sendo que a maioria destes são de sexo masculino em faixa etária entre 19 a 64 anos. O crescimento de problemas renais é uma realidade mundial.

                                  

Confira mais Notícias

Alunos do IFES têm “aula prática” na Santa Casa Cachoeiro

Irmã Otília morre aos 91 anos

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica

Santa Casa Cachoeiro dá início ao processo de acreditação ONA