Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia: Hospital de Cachoeiro é referência Estadual

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma grande referência, resultado de suas diversas ações de otimização. Em 2018 atendeu a pacientes de mais de 20 cidades do Espirito Santo.

O hospital dispõe de setores que visam a excelência dos serviços. Ele conta com um Centro de Estudos fundado em julho de 1979, que desenvolve um constante trabalho para atualização médica e o setor de SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) homenageado pelo Ministério da Saúde com o Certificado Hospital Padrão, que proporcionaram ao hospital ser referência nacional.

Além disso, o hospital possui há mais de 15 anos uma comissão de Humanização com o objetivo de promover práticas humanizadas em conformidade com a Política Nacional de Humanização.

Por meio dessas práticas, a Santa Casa propõe qualificação e o melhor relacionamento com seus clientes.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tem 120 anos de fundação, e é referencia em urgência, emergência e traumas ortopédicos com pronto-socorro aberto 24h. 

Entre os serviços prestados, mais de 85% são para pacientes do sistema único de saúde – SUS.

 

História

A palavra “misericórdia” tem sua origem no latim e significa em sentido estrito “doar seu coração a outrem” (“misere” e “cordis”). Em sentido mais amplo quer dizer “doar a quem necessita”.

As Santas Casas de Misericórdia trabalham com o objetivo de atender este princípio, recebendo os mais necessitados.

A primeira Santa Casa do mundo foi criada em 15 de agosto de 1498, final do século XV, em Lisboa, pela rainha Leonor de Lencastre, esposa de Dom João II, originando a "Confraria de Nossa Senhora de Misericórdia", em um período da história lembrado por tragédias, guerras e pelas grandes navegações. Dentro desse contexto, a instituição nasceu com um princípio próprio revestido de uma profunda ação de solidariedade e caridade cristãs.

No Brasil, as primeiras Santas Casas surgiram logo após o seu descobrimento, precedendo a própria organização jurídica do Estado brasileiro. Criadas principalmente para prestar assistência médica às pessoas mais necessitadas, as Santas Casas sempre exerceram a piedade e a compaixão. Atualmente, elas fazem parte dos 2100 hospitais sem fins lucrativos que atuam na saúde do Brasil, especialmente por meio de convênio junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval