Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia: Hospital de Cachoeiro é referência Estadual

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma grande referência, resultado de suas diversas ações de otimização. Em 2018 atendeu a pacientes de mais de 20 cidades do Espirito Santo.

O hospital dispõe de setores que visam a excelência dos serviços. Ele conta com um Centro de Estudos fundado em julho de 1979, que desenvolve um constante trabalho para atualização médica e o setor de SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) homenageado pelo Ministério da Saúde com o Certificado Hospital Padrão, que proporcionaram ao hospital ser referência nacional.

Além disso, o hospital possui há mais de 15 anos uma comissão de Humanização com o objetivo de promover práticas humanizadas em conformidade com a Política Nacional de Humanização.

Por meio dessas práticas, a Santa Casa propõe qualificação e o melhor relacionamento com seus clientes.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tem 120 anos de fundação, e é referencia em urgência, emergência e traumas ortopédicos com pronto-socorro aberto 24h.

Entre os serviços prestados, mais de 85% são para pacientes do sistema único de saúde – SUS.

História

A palavra “misericórdia” tem sua origem no latim e significa em sentido estrito “doar seu coração a outrem” (“misere” e “cordis”). Em sentido mais amplo quer dizer “doar a quem necessita”.

As Santas Casas de Misericórdia trabalham com o objetivo de atender este princípio, recebendo os mais necessitados.

A primeira Santa Casa do mundo foi criada em 15 de agosto de 1498, final do século XV, em Lisboa, pela rainha Leonor de Lencastre, esposa de Dom João II, originando a "Confraria de Nossa Senhora de Misericórdia", em um período da história lembrado por tragédias, guerras e pelas grandes navegações. Dentro desse contexto, a instituição nasceu com um princípio próprio revestido de uma profunda ação de solidariedade e caridade cristãs.

No Brasil, as primeiras Santas Casas surgiram logo após o seu descobrimento, precedendo a própria organização jurídica do Estado brasileiro. Criadas principalmente para prestar assistência médica às pessoas mais necessitadas, as Santas Casas sempre exerceram a piedade e a compaixão. Atualmente, elas fazem parte dos 2100 hospitais sem fins lucrativos que atuam na saúde do Brasil, especialmente por meio de convênio junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).