Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia: Hospital de Cachoeiro é referência Estadual

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é uma grande referência, resultado de suas diversas ações de otimização. Em 2018 atendeu a pacientes de mais de 20 cidades do Espirito Santo.

O hospital dispõe de setores que visam a excelência dos serviços. Ele conta com um Centro de Estudos fundado em julho de 1979, que desenvolve um constante trabalho para atualização médica e o setor de SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) homenageado pelo Ministério da Saúde com o Certificado Hospital Padrão, que proporcionaram ao hospital ser referência nacional.

Além disso, o hospital possui há mais de 15 anos uma comissão de Humanização com o objetivo de promover práticas humanizadas em conformidade com a Política Nacional de Humanização.

Por meio dessas práticas, a Santa Casa propõe qualificação e o melhor relacionamento com seus clientes.

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tem 120 anos de fundação, e é referencia em urgência, emergência e traumas ortopédicos com pronto-socorro aberto 24h. 

Entre os serviços prestados, mais de 85% são para pacientes do sistema único de saúde – SUS.

 

História

A palavra “misericórdia” tem sua origem no latim e significa em sentido estrito “doar seu coração a outrem” (“misere” e “cordis”). Em sentido mais amplo quer dizer “doar a quem necessita”.

As Santas Casas de Misericórdia trabalham com o objetivo de atender este princípio, recebendo os mais necessitados.

A primeira Santa Casa do mundo foi criada em 15 de agosto de 1498, final do século XV, em Lisboa, pela rainha Leonor de Lencastre, esposa de Dom João II, originando a "Confraria de Nossa Senhora de Misericórdia", em um período da história lembrado por tragédias, guerras e pelas grandes navegações. Dentro desse contexto, a instituição nasceu com um princípio próprio revestido de uma profunda ação de solidariedade e caridade cristãs.

No Brasil, as primeiras Santas Casas surgiram logo após o seu descobrimento, precedendo a própria organização jurídica do Estado brasileiro. Criadas principalmente para prestar assistência médica às pessoas mais necessitadas, as Santas Casas sempre exerceram a piedade e a compaixão. Atualmente, elas fazem parte dos 2100 hospitais sem fins lucrativos que atuam na saúde do Brasil, especialmente por meio de convênio junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira mais Notícias

Funcionários da Santa Casa aprendem como identificar violência doméstica

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa