Dia da arvore: Santa Casa incentiva sustentabilidade e preservaçao do meio ambiente

Comemorado nesta sexta-feira (21), o Dia da Árvore é muito mais que apenas uma data para lembrar sobre o assunto. É entender a importância da natureza como um todo. Saber que cuidar, proteger e defender a natureza não é apenas para ter um ambiente bonito, mas sim para a preservação de todos nós.

Reforçando seu compromisso com o meio ambiente, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu em 2011, uma comissão específica para trabalhar a sustentabilidade com a implantação de processos e normas administrativas que visam trabalhar a reciclagem, gestão do desperdício alimentar, uso racional da água, da energia, descarte adequado de materiais eletrônicos, uso racional de materiais hospitalares e de higiene.

O papel da comissão é despertar no colaborador o desejo de rever suas atitudes e modificar hábitos, criando meios de ser economicamente viável e ecologicamente corretos.

Em consequência deste trabalho, em 2013, o projeto foi ampliado e o hospital implantou uma nova ação sustentável para reciclagem de papéis, galões e demais materiais utilizados. O Grupo de Trabalho de Humanização adquiriu caixas coletoras que foram entregues em todos os setores, semanalmente os reciclados são recolhidos e vendidos. Assim, a instituição promove a coleta seletiva do lixo gerado e ainda incentiva boas práticas a seus funcionários.

Empresas parceiras também contribuem com a iniciativa doando o material arrecadado por eles.

Só em 2017, foram reciclados na Santa Casa 45 mil caixas de papelão, 3.396 quilos de papel processado, 38 mil galões e três mil quilos de metal.

O dinheiro arrecadado é revertido para os próprios funcionários e pacientes do hospital, visto que a partir dele são desenvolvidas atividades de humanização como, festas em homenagem ao Dia dos Pais e das Mães, Semana de Natal e a Festa dos Funcionários de fim do ano.

Funcionários da Santa Casa aprendem como identificar violência doméstica

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa