Dengue: saiba identificar a doença.

É em períodos chuvosos que os casos de dengue aumentam devido a maior possibilidade de água parada.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente em mais de 100 países. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

Nos últimos tempos a população passou a tratar a dengue como uma doença comum. Quem nunca teve um membro da família ou amigo que contraiu a doença? Embora pareça pouco agressiva o que muitos não sabem é que o agravamento do quadro pode levar ao óbito.

Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4 que causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele.

A médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Natália Caliari explicou que apesar de todos os tipos apresentarem os mesmos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, moleza no corpo, dores nas articulações, náuseas e vômitos, a dengue pode ser tratada em casa e só necessita de internação se tiver sinais de alarme e gravidade.

“Em qualquer tipo de dengue o paciente apresentando sinais como: dor abdominal intensa, vômitos sem melhora, sangramentos, queda abrupta de plaquetas é necessário o tratamento hospitalar. Estes sinais devem ser observados na consulta em uma Unidade de Pronto Atendimento e tendo necessidade solicita internação.”

A médica também reforça que a prevenção da doença deve ser feita o ano todo. A maior parte dos focos do mosquito estão nos domicílios e que as medidas preventivas envolvem cuidados coletivos de toda vizinhança.

A principal ação para evitar a doença é não deixar água parada em qualquer época do ano e sempre estar observando as seguintes dicas:

•          Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

•          Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

•          Manter caixas d’agua bem fechadas;

•          Remover galhos e folhas de calhas;

•          Não deixar água acumulada sobre a laje;

•          Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

•          Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

•          Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

•          Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

•          Acondicionar pneus em locais cobertos;

•          Fazer sempre manutenção de piscinas;

•          Tampar ralos;

•          Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;.