Definiçao de indicadores norteia nova direçao da Santa Casa

Em fase de reestruturação econômica e financeira a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro iniciou um trabalho com indicadores que devem gerenciar as atividades a serem implantadas pela nova direção da casa.

Os dados foram definidos por cada coordenação tendo como proposta a redução de custos hospitalares e a implantação de ações que buscam a retenção de novos clientes de particular e convênio. A atividade vem sendo desenvolvida desde o mês de março, através da gerência de atendimento com suporte da gerência de suprimentos e da tecnologia da informação. Algumas ações já têm demonstrado resultados positivos e serão apresentadas na reunião que acontece na próxima semana.

“Os indicadores estratégicos são essenciais para o progresso organizacional, pois tratam-se de ferramentas utilizadas para a melhoria do desempenho da organização. Os resultados obtidos através das análises dos indicadores permitem a criação de estratégias de melhorias, além de contribuir diretamente para  o processo de tomada de decisão”, afirma Luciane Pedroni, gerente de atendimento da Santa Casa.

Segundo o superintendente Padre Evaldo Ferreira ter indicadores é importante, porque direciona as atividades a serem executadas. “Tenho visto o empenho de nossas coordenações, sei que ainda temos que percorrer muitos caminhos, mas acredito que estamos indo na direção certa e isso é o que me motiva. Através da definição de indicadores ficará mais fácil demonstrar as ações executadas e em execução.”

Para completar o trabalho, o hospital está desenvolvendo de forma paralela a revisão de seu planejamento estratégico. Na segunda, 12, aconteceu a reunião geral com os colaboradores para avaliação dos cinco meses de nova gestão e um workshop coordenado pelo consultor Renato Pacheco, na busca de alinhar as ações que devem acontecer nos próximos dias.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro