Dança e música para animar sessao de hemodiálise na Santa Casa

Os pacientes que vieram fazer sua sessão de hemodiálise nesta segunda-feira (12) tiveram uma surpresa bem animada. Os funcionários do setor fizeram o "Desafio da Pisadinha", vídeo que viralizou nas redes sociais. Com música, dança e bom humor, todo mundo entrou na brincadeira e a manhã foi para lá de divertida.

Essa é apenas uma das ações de humanização que são realizadas com os pacientes. Durante o ano, acontece desfile, palestra, exposição fotográfica com os próprios pacientes, apresentação cultural, promoção do Dia Mundial da Prevenção da Doença Renal, trabalhos lúdicos de música e dança.

A equipe do setor formada por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, secretárias e apoio, trabalham em conjunto não apenas para realizar o trabalho do dia a dia, mas boa parte da humanização é feita através de suas próprias ideias.

A enfermeira supervisora, Elisabete Sales, entende muito bem a necessidade de projetos como esse, que transformam momentos antes dolorosos e angustiantes, em alegria, aprendizado, descontração e entrosamento entre todos.

“Os pacientes se sentem valorizados, amados. Isso aumenta a autoestima, fazendo com que eles se sintam importantes. E não somente eles, mas os funcionários também ficam mais animados e trabalham com mais amor”.

Além disso, Elisabete frisa a importância da promover as campanhas anuais do Dia Mundial da Prevenção da Doença Renal, que motivam os pacientes, seus familiares e a sociedade em geral, alimentando a importância da doação de órgãos.

Hemodiálise Santa Casa

O serviço de diálise do hospital é o maior no sul do Estado, recebendo pacientes de diversos municípios da região, que acabam enfrentando horas de viagem para fazer o tratamento.

Atualmente, são 30 máquinas operando de segunda a sábado para atender 160 pacientes. Só em 2017, a Santa Casa realizou mais de 23 mil sessões durante o ano, uma média de quase duas mil diálises por mês.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro