Coronavírus: saiba quando e onde procurar ajuda em casos de sintomas

A população deve ficar atenta aos sintomas do novo coronavírus, doença que já registrou oito casos confirmados no Espírito Santo. Os sinais são parecidos com os de uma gripe, como tosse, dor de cabeça, etc.

Por isso, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro faz um alerta sobre quando é hora de procurar o hospital para que o atendimento também não seja sobrecarregado.

Pacientes com quadro de resfriado leve, com coriza, tosse leve e/ou dor de garganta, devem permanecer em casa avaliando sintomas, principalmente, monitorando aparecimento de febre ou cansaço/falta de ar.

Caso ocorra febre alta, os pacientes deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde. Neste local, será avaliado e classificado como caso suspeito de COVID-19 ou não. É lá também que os casos passarão por uma triagem para saber a necessidade de se encaminhar para o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes.

Durante os finais de semana, feriados e atendimentos noturnos, quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas, a orientação é procurar o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes

É importante ressaltar que 80% dos casos de COVID-19, serão casos leves, sem necessidade de intervenções mais graves.

Grupos de Risco:

• Criança menores que 5 anos
  • Gestantes
  • Asilos e Lugares de restrição de liberdade
  • Condições crônicas: Hipertensão, Diabetes, Doenças Pulmonares.
  • Imunossuprimidos.
  • Transplantados.