Conheça as normas para visitar pacientes da UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) são seções do hospital bem delicadas.

Como o próprio nome já diz, são lugares onde os pacientes precisam de uma maior atenção e cuidado. Desta forma, para manter o local com a maior segurança para os internados existem algumas regras que devem ser seguidas de forma rígida.

Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro as regras são:

– Respeitar as normas internas da unidade hospitalar;

– Proibida a entrada trajando roupas curtas, decotadas, transparentes ou sem camisa;

– Lavar as mãos ao entrar e ao sair da unidade, ato importante para o controle da infecção hospitalar. O lavabo fica na porta da UTI/UADC;

– Após lavar as mãos, também é necessário higienizá-las com álcool em gel;

– Guardar celular, bolsa, carteira e demais acessórios no armário;

– É estritamente proibida a entrada na UTI e UADC com adornos (brinco, aliança, anel, pulseira, piercing, etc.);

– O visitante deve encaminhar-se ao leito do paciente e aguardar o médico para receber informações do mesmo;

– Está terminantemente proibido circular pelo local, visitar outros leitos ou manter qualquer contato com outro paciente;

– Não sentar na cama do paciente;

– Não alterar a regulagem dos aparelhos, mexer no soro e/ou medicamentos, posição da cama, cateteres, sondas ou mesmo nas tiras de contenção (quando utilizadas), independente se você também for da área da saúde. Atitudes precipitadas podem causar risco ao paciente;

– Não se preocupar caso os aparelhos alarmem. A equipe saberá conduzir a situação;

– Se necessário, a equipe solicitará o uso de luvas, aventais e máscaras;

– Os idosos que forem visitar algum paciente podem estar acompanhados. Sendo a idade mínima deste acompanhante é de 18 anos e no máximo 50 anos. Entretanto, o acompanhante do idoso já configura o segundo visitante do paciente.

Além disso, o carinho da família e dos amigos com o paciente faz toda a diferença no tratamento, e como os horários de visita são restritos, aproveite esse momento para passar o máximo de afeto que você puder.

Converse sobre assuntos do meio externo com cautela para não deixá-lo (a) preocupado (a), transmitindo sempre mensagens positivas; Reforce o dia em que estão, citando sempre a data e o horário; Faça carinho e permita que ele (a) fale sobre o que desejar, expressando suas emoções; Durante a visita é permitido ao familiar ajudar o (a) paciente nas refeições, o que favorece a aproximação e contribui para tornar o ambiente mais familiar.