Clima de emoçao e agradecimento durante formatura das turmas de residência médica

Foi em clima de emoção, alegria e agradecimento que aconteceu a formatura das duas primeiras turmas de residência médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. A cerimônia aconteceu no último sábado (15) reuniu representantes da diretoria, médicos, profissionais do hospital e familiares dos formandos.

Ao todo, seis médicos se formaram na residência em Cirurgia-Geral e Clínica Médica.

Segundo o superintendente da Santa Casa, padre Evaldo Ferreira, o programa de Residência Médica marcou um novo tempo no hospital, tempo de investimento não apenas na saúde, mas também em ensino.

"Nossa gestão tem como prioridade o investimento em educação, porque só através da educação é que podemos trabalhar a qualidade no nosso atendimento. E percebemos que tínhamos condição de caminhar e fazer a nossa residência aqui no Sul do Estado", disse.

Desenvolvimento

Durante o evento, o diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Raphael Luzorio, reforçou que a conclusão das primeiras turmas de residência médica é um divisor de águas na vida profissional destes formandos.

Ele destacou ainda o apoio que teve da instituição quando o projeto foi criado. "Esse projeto foi aceito e apoiado. É uma mudança de cultura e paradigmas, já que antes o hospital era exclusivamente assistencial. Trazer o ensino para cá foi uma conquista. Enfrentamos barreiras, mas com a graça de Deus e as orações da Irmã Otília, nós conseguimos vencer".

Desafio diário

Em nome da turma, a médica Danusa de Aragão, que formou em Clínica Médica, fez um discurso emocionado durante o evento. Segundo ela, além da técnica, durante os dois anos que estiverem no curso, também aprenderam a ser mais humanos.

"Queremos agradecer aos nossos professores que nos ajudaram a superar os desafios diários e sermos melhores. Agradecer por terem se tornado mais que chefes, se tornaram nossa referência, nosso modelo de conduta e alguns até amigos pessoais".

Autorização

Em 14 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o credenciamento de dois programas: Clínica Médica (Parecer 1149/2017) e Cirurgia Geral (Parecer 1164/2017).

Este foi um importante marco na instituição, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.

Além dos programas de residência médica, o hospital também iniciou programas de especializações. Em 2018 ofertou em in company com a Faculdade Emescam a primeira pós graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.