Clima de emoçao e agradecimento durante formatura das turmas de residência médica

Foi em clima de emoção, alegria e agradecimento que aconteceu a formatura das duas primeiras turmas de residência médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. A cerimônia aconteceu no último sábado (15) reuniu representantes da diretoria, médicos, profissionais do hospital e familiares dos formandos.

Ao todo, seis médicos se formaram na residência em Cirurgia-Geral e Clínica Médica.

Segundo o superintendente da Santa Casa, padre Evaldo Ferreira, o programa de Residência Médica marcou um novo tempo no hospital, tempo de investimento não apenas na saúde, mas também em ensino.

"Nossa gestão tem como prioridade o investimento em educação, porque só através da educação é que podemos trabalhar a qualidade no nosso atendimento. E percebemos que tínhamos condição de caminhar e fazer a nossa residência aqui no Sul do Estado", disse.

Desenvolvimento

Durante o evento, o diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Raphael Luzorio, reforçou que a conclusão das primeiras turmas de residência médica é um divisor de águas na vida profissional destes formandos.

Ele destacou ainda o apoio que teve da instituição quando o projeto foi criado. "Esse projeto foi aceito e apoiado. É uma mudança de cultura e paradigmas, já que antes o hospital era exclusivamente assistencial. Trazer o ensino para cá foi uma conquista. Enfrentamos barreiras, mas com a graça de Deus e as orações da Irmã Otília, nós conseguimos vencer".

Desafio diário

Em nome da turma, a médica Danusa de Aragão, que formou em Clínica Médica, fez um discurso emocionado durante o evento. Segundo ela, além da técnica, durante os dois anos que estiverem no curso, também aprenderam a ser mais humanos.

"Queremos agradecer aos nossos professores que nos ajudaram a superar os desafios diários e sermos melhores. Agradecer por terem se tornado mais que chefes, se tornaram nossa referência, nosso modelo de conduta e alguns até amigos pessoais".

Autorização

Em 14 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o credenciamento de dois programas: Clínica Médica (Parecer 1149/2017) e Cirurgia Geral (Parecer 1164/2017).

Este foi um importante marco na instituição, sendo a pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino no hospital.

Além dos programas de residência médica, o hospital também iniciou programas de especializações. Em 2018 ofertou em in company com a Faculdade Emescam a primeira pós graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

Confira mais Notícias

Santa Casa de Cachoeiro recebe novos equipamentos para atendimento no Sul do Estado

Alunos do IFES têm “aula prática” na Santa Casa Cachoeiro

Irmã Otília morre aos 91 anos

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica