CIHDOTTS Santa Casa é destaque em evento Estadual de Captaçao de órgaos

A CIHDOTTS – Comissao Intra-hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa juntamente com 200 profissionais de saúde, que atuam em 35 hospitais públicos, particulares e filantrópicos de todo o Estado, participaram de quarta (17) até sexta-feira (19), do III Curso de Formaçao de Coordenador Intra – Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos para Transplantes. Açao realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para aumentar a captaçao e transplante de órgaos no Espírito Santo.

Estiveram presentes em solenidade de abertura do evento o Secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi; o Subsecretário de Regulaçao e Organizaçao de Atençao a  Saúde, Francisco José Dias; o Subsecretário de Gestao Hospitalar, Anselmo Dantas; o Gerente Estadual de Regulaçao Assistencial, Deivis Guimaraes; a representante do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Patrícia Freitas e a Gerente da Central de Notificaçao, Captaçao e Distribuiçao de órgaos do Espírito Santo (CNCDO/ES), Ana Francisca Gonçalves da Cruz.

E ainda o procurador do Ministério Público (MPE/ES), José Adalberto Dazzi; o Presidente da Associaçao de Apoio a Pacientes da Fila de Transplantes de órgaos e Transplantes do Espírito Santo (Provida), Adauto Vieira de Almeida, diretores e gestores de hospitais públicos, privados e filantrópicos, médicos e enfermeiros.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi, foi registrado um aumento de quase 80% em relaçao ao número de transplantes de 2007. “Os procedimentos saltaram de 132 para 234. Em 2009, já foram realizados 95. Houveram mudanças significativas, mas a nossa meta é ter o Espírito Santo como o maior captador e transplantador de órgao do Brasil. E estamos no caminho certo.” acrescentou Tozi.

De acordo com o gerente Estadual de Regulaçao Assistencial, Deivis Guimaraes, o Espírito Santo passou de sétimo para o quarto lugar em transplantes de rim. “Em números gerais passamos do décimo quarto lugar para o sétimo. Estamos presenciando uma melhora gradativa e queremos continuar progredindo. Este curso, voltado para os profissionais que atuam no processo, foi o pontapé inicial para este novo momento em que vive a captaçao no Estado”, disse Deivis.

Durante o evento, os participantes assistiram a simulaçao da etapa mais delicada do processo de doaçao de órgaos e tecidos para transplantes: a entrevista familiar. Segundo a coordenadora da CNCDO/ES, Ana Francisca Gonçalves da Cruz, muitas famílias ainda nao autorizam a doaçao de órgaos, o que impossibilita a realizaçao dos transplantes. Também foi exibido um vídeo com as etapas do processo de captaçao e transplante de órgaos, além de palestras e apresentações de todos os temas pertinentes ao assunto, com a participaçao de palestrantes do Sistema Nacional de Transplante (STN) e do CNCDO dos estados de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

A Participaçao da Santa Casa Cachoeiro

Sendo o Hospital referência em Captaçao de órgaos em todo o Estado, foi ministrada pela Coordenadora da Comissao de Transplantes da Santa Casa (Enfª. Hilda Gonçalves Azeredo), ao lado de Dr. Gastao Coelho (Médico Chefe da UTI da Santa Casa), uma palestra sobre a atuaçao do Enfermeiro no processo de captaçao.