A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro proporcionou aos enfermeiros e técnicos de enfermagem do setor, um treinamento de reciclagem sobre a utilização correta das máquinas de hemodiálise. O evento foi apresentado pelo enfermeiro consultor da Fresenius Medical Care, Marcelo Viana.
Ele abordou temas ligados aos equipamentos do parque da hemodiálise, como a fresenius 4008 V.10, uma das mais modernas e que é utilizada pela Santa Casa.
A capacitação aconteceu em dois dias, 27 e 28 de agosto, com aulas teóricas e práticas. Foi organizado pela coordenação do próprio setor, constituída pelo médico nefrologista, Dr. Emanuel Patrício Ribeiro Gomes e pela enfermeira Elisabete Sales.
De acordo com a enfermeira Elisabete o intuito foi de aprimorar o conhecimento dos profissionais, afinal, a tecnologia está sempre em transformação e a cada dia novos tratamentos e equipamentos são lançados, por isso, é preciso estar sempre atualizado.
“O treinamento foi muito bem aceito por nossos colaboradores e isso é muito importante, visto que, o principal motivo era gerar conhecimento e aperfeiçoar os procedimentos trazendo mais qualidade, segurança e economia para a terapia de hemodiálise”.
O evento foi patrocinado por: Clinefro, Sulcred, Proaenf, Engeltec e pelos setores de Manutenção, Compras e Hemodiálise da Santa Casa.
Setor de Hemodiálise
Atualmente, a hemodiálise da Santa Casa possui 30 maquinários operando de segunda a sábado para atender a 160 pacientes. Só em 2017, o hospital realizou mais de 23 mil sessões durante o ano, uma média de quase duas mil diálises por mês. O serviço de diálise da Santa Casa é o maior do Sul do Estado e um dos maiores do Espírito Santo e recebe pacientes de diversos municípios.