Campanha do Banco de Sangue da Santa Casa Cachoeiro aumenta o número de doadores

Durante todo o mês de novembro, a Santa Casa de Cachoeiro realizou uma campanha para incentivar a doação de sangue, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue comemorado em 25 de novembro.

Com a iniciativa, houve um acréscimo de 27% nas doações comparado ao mês de outubro e uma melhora de 10% em relação à campanha de novembro do ano passado. O aumento permitiu ao banco de sangue do Hospital um estoque seguro até início de janeiro de 2017. Entretanto, com as festas de fim de ano se aproximando, as pessoas se esquecem de doar e focam nas férias e no lazer. E, são nesses períodos de feriados que o fluxo nas estradas intensifica-se, consequentemente, o número de acidentes também. Assim, a conscientização dos doadores é fundamental.

Neste ano toda a campanha foi patrocinada por empresas da região que terão suas logomarcas estampadas nas paredes do banco de sangue da Santa Casa por um ano, são eles: Unimed Sul Capixaba, Projeto Verdadeiros Adoradores, Galpão Móveis, Proaenf, Restaurante Zardos, Universidade Unip e Micron-ita.

Apesar do término da campanha, o banco de sangue da Santa Casa Cachoeiro funciona normalmente de 2ª a 6ª feira, das 07h às 16h e sábado das 07h às 11h. Os grupos com mais de cinco pessoas devem fazer agendamento prévio, pelo telefone 2101-2123, ou no próprio banco de sangue.

E lembre-se, para se tornar um doador você precisa:

• Ter mais de 16 e menos de 68 anos;
  • Ter peso superior a 50 kg;
  • Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias, não ultrapassando quatro doações em 12 meses;
  • Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não ultrapassando três doações em 12 meses;
  • Não estar grávida;
  • Não estiver amamentando;
  • Se já tiver passado pelo menos três meses de parto ou aborto;
  • Se não teve Hepatite após os dez anos de idade;
  • Se não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
  • Se não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos seis meses;
  • Não sofrer de Epilepsia;
  • Se não tem ou teve Sífilis;
  • Não ser diabético;
  • Se não tem tatuagens e piercing recentes (menos de um ano);
  • Se não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano
  • Se não ingeriu bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
  • Se estiver alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço;
  • Dormir pelo menos seis horas nas 24hs que antecedem a doação.
  • Não está fazendo uso de medicamento controlado.