Banco de Sangue da Santa Casa Cachoeiro é destaque estadual

Segundo dados apurados pelo Programa "Planeja Sangue", lançado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal da Bahia, o Banco de Sangue da Santa Casa Cachoeiro possui o maior índice de doações espontâneas do Estado, fruto das inúmeras campanhas realizadas durante todo o ano para sensibilizar os doadores na região Sul.

Para a Enfermeira Supervisora do Serviço, Cíntia Pimenta, isso também demonstra o quanto as pessoas da região estão se sensibilizando a cada dia mais sobre a importância do gesto. “Hoje, 75% das pessoas que comparecem ao Banco de Sangue da Santa Casa Cachoeiro só tem um objetivo, ajudar a quem precisa. Estes dados nos mostra que a cada dia que passa a nossa população está mais fiel e consciente, não precisamos de doadores de reposição apenas, não é vir só quando um amigo ou um vizinho precisa, precisamos de doadores regulares, que venham com frequência, porque a todo momento o sangue é importante para manter os atendimentos de urgência adulto e infantil de nossa região.

Durante o levantamento dos dados do estado, ficou nítida também a relevância dos serviços de hemoterapia da região sul, que desempenham um excelente papel no quesito hemoterapia e hematologia.

O “Planeja Sangue” está sendo desenvolvido no Estado com o objetivo descrever a situação da rede de serviços de hemoterapia do Espirito Santo por região de abrangência, seja na rede pública ou privada. A partir daí serão elaboradas estratégias para enfrentamento dos problemas relacionados com a hemorrede estadual. Tais estratégias farão a composição do plano diretor  do estado que contempla diretrizes e ações para o fortalecimento da hemorrede, bem como as priorizações das ações propostas.