Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Assistência Farmacêutica _ Câncer Uterino

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o número de casos novos de câncer do colo do útero esperados para o Brasil no ano de 2008 foi de 18.680, com um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele nao melanoma, o câncer do colo do útero é o mais incidente na regiao Norte (22/100.000). Nas regiões Sul (24/100.000), Centro-Oeste (19/100.000) e Nordeste (18/100.000) ele ocupa a segunda posiçao mais freqa¼ente e no Sudeste (18/100.000) a quarta posiçao.


 


Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de aproximadamente 230 mil mulheres por ano. Sua incidência é cerca de duas vezes maior em países menos desenvolvidos comparado com os mais desenvolvidos.


 


A incidência por câncer do colo do útero torna-se evidente na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir seu pico, geralmente na faixa etária de 45 a 49 anos.


 


Sabe-se hoje que para o surgimento do câncer do colo do útero a condiçao necessária é a presença de infecçao pelo vírus do papiloma humano (HPV). Aproximadamente todos os casos de câncer do colo do útero sao causados por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV. Destes, os tipos mais comuns sao o HPV16 e o HPV18. Outros fatores que contribuem para a etiologia deste tumor sao: o tabagismo, baixa ingesta de vitaminas, multiplicidade de parceiros sexuais, iniciaçao sexual precoce e uso de contraceptivos orais.


 


Todos esses fatos trazem a certeza de que as mulheres precisam se cuidar. Colpocitologia, citologia oncótica, preventivo ou ainda papanicolau, trata-se do mesmo exame. “Noto em minha rotina ao questionar pacientes, que poucas mulheres fazem o preventivo de 6 em 6 meses”.


 


Contudo, ressalto sua importância, no diagnóstico e prevençao ao câncer do Colo Uterino. Além disso, nao podemos deixar de mencionar que a presença de bactérias, vírus e fungos também sao diagnosticados por este exame. Entretanto ressalto que o diagnóstico preventivo é muito importante, e nao esqueçam, a camisinha nao foi criada apenas para evitar a gravidez, mas também, para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.


 


 


                                               


                                                Drº Augusto J. Delogo Gonçalves


                                                    Farmacêutico – Bioquímico

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro