A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH da Santa Casa Cachoeiro, juntamente com o Núcleo de Segurança do Paciente realizou durante toda semana, uma ação de conscientização sobre a forma correta de higienizar as mãos, na busca de reduzir os índices de infecções.
A ação que também faz parte do Programa de Educação Continuada acontece em comemoração ao Dia 05 de maio, dia Mundial de higienização das mãos, com objetivo de melhorar a forma de higienizar as mãos e consequentemente reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde.
A higiene das mãos é uma técnica simples, mas que comprovadamente, evita a transmissão de microrganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções. 40% das infecções hospitalares estão diretamente ligadas a não higienização das mãos.
A organização Mundial de Saúde acredita que maioria dos profissionais de saúde sabem da importância da higienização das mãos em todas as oportunidades necessárias; mas, de acordo com a OMS, estes profissionais higienizam as mãos em apenas 50% dos casos.
Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, o incentivo à lavagem das mãos pode servir como uma “autovacinação” contra doenças diarreicas, prevenindo mais mortes e enfermidades do que qualquer outra intervenção médica, assim, é importante destacar que a higienização das mãos não é uma técnica necessária somente no ambiente hospitalar ela deve ser rotina de todo individuo, na busca de evitar a proliferação de doenças.
A correta higienização das mãos pode ser feita com álcool em gel, no caso da mão não estar visivelmente sujas ou com água e sabão, seguindo algumas técnicas abaixo relacionadas.
A higienização da mãos deve ser praticada na rotina diária entre um aperto de mão e outro, ao tocar em objetos públicos ou de acesso de um grande número de pessoas, como na própria barra de segurança do ônibus, maçanetas de portas, ao espirrar ou tossi e principalmente ao frequentar hospitais.