Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

A Dengue está na “parada”!

 


                                  


 


Se doença fosse moda, a Dengue estaria no topo. O mais interessante é que todos sabem como combatê-la, sabem quais armas usar e mesmo assim o “Aedes Aegypti” continua na parada, ou melhor, na água parada.


O mosquito precisa apenas de uma gota para se reproduzir e como bondosos deixamos um prato, um balde ou uma bacia com água. Além disso, agora o danado nao se importa mais se a água está limpa ou suja, desde que seja H 2 O.


O fato preocupante é que a Dengue vem crescendo como uma criança que se desenvolve e vai ficando mais forte, e cada época a doença se manifesta com novos sintomas. Neste ano ela alastrou o país em sua versao mais assustadora, a Hemorrágica.


Em Cachoeiro de Itapemirim nao poderia ser diferente, chegam a  Santa Casa todos os dias inúmeros casos de Dengue, só nos meses de Fevereiro de Março tivemos um aumento de 40% de atendimentos com relaçao ao mesmo período do ano anterior. A Prefeitura da cidade, preocupada com o crescente aumento nos casos da doença, montou esquemas especializados para atender a populaçao Sul Capixaba. Porém mesmo assim, grande número de doentes procuram o Hospital Santa Casa.


Aqui como em todo o Brasil, o apelo ao combate é constante, nas igrejas virou tema de sermao, assim como também em sala de aula e até mesmo no comércio ela se reflete no aumento de vendas de repelentes e analgésicos.


 


Tipos de Dengue


 


No Brasil só encontraram 3, mais existem 4 tipos da doença:


 


·          DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4


 


Sintomas


·          Dor de cabeça e nos olhos, com sensibilidade a  luz


·          Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);


·          Dor nos músculos e nas juntas;


·          Manchas avermelhadas por todo o corpo;


·          Falta de apetite;


·          Fraqueza;


·          Alguns casos: sangramento de gengiva e nariz.


 


 Muitas outras doenças possuem sintomas parecidos com os da Dengue, entao deve-se procurar um serviço de saúde logo no começo dos sinais.


 


Como combater


Para combater a dengue, a melhor tática é evitar a reproduçao do mosquito transmissor. Deve-se evitar o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas, pneus, copos, latas, garrafas, caixas d´água, ou, qualquer outro local que acumule água. Pois a fêmea deposita seus ovos na maioria das vezes em águas limpas. Os ovos ficam aderidos na superfície interna dos recipientes. Caso a água seque, eles podem ficar ali por anos, e quando em contato com água novamente, se reproduzirao. Por isso nao basta substituir a água com freqa¼ência, é preciso evitar seu acúmulo, tampar, lavar e esfregar bem os recipientes.


 


 


Por: Equipe de Comunicaçao Santa Casa


 

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho