Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

A Dengue está na “parada”!

 


                                  


 


Se doença fosse moda, a Dengue estaria no topo. O mais interessante é que todos sabem como combatê-la, sabem quais armas usar e mesmo assim o “Aedes Aegypti” continua na parada, ou melhor, na água parada.


O mosquito precisa apenas de uma gota para se reproduzir e como bondosos deixamos um prato, um balde ou uma bacia com água. Além disso, agora o danado nao se importa mais se a água está limpa ou suja, desde que seja H 2 O.


O fato preocupante é que a Dengue vem crescendo como uma criança que se desenvolve e vai ficando mais forte, e cada época a doença se manifesta com novos sintomas. Neste ano ela alastrou o país em sua versao mais assustadora, a Hemorrágica.


Em Cachoeiro de Itapemirim nao poderia ser diferente, chegam a  Santa Casa todos os dias inúmeros casos de Dengue, só nos meses de Fevereiro de Março tivemos um aumento de 40% de atendimentos com relaçao ao mesmo período do ano anterior. A Prefeitura da cidade, preocupada com o crescente aumento nos casos da doença, montou esquemas especializados para atender a populaçao Sul Capixaba. Porém mesmo assim, grande número de doentes procuram o Hospital Santa Casa.


Aqui como em todo o Brasil, o apelo ao combate é constante, nas igrejas virou tema de sermao, assim como também em sala de aula e até mesmo no comércio ela se reflete no aumento de vendas de repelentes e analgésicos.


 


Tipos de Dengue


 


No Brasil só encontraram 3, mais existem 4 tipos da doença:


 


·          DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4


 


Sintomas


·          Dor de cabeça e nos olhos, com sensibilidade a  luz


·          Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);


·          Dor nos músculos e nas juntas;


·          Manchas avermelhadas por todo o corpo;


·          Falta de apetite;


·          Fraqueza;


·          Alguns casos: sangramento de gengiva e nariz.


 


 Muitas outras doenças possuem sintomas parecidos com os da Dengue, entao deve-se procurar um serviço de saúde logo no começo dos sinais.


 


Como combater


Para combater a dengue, a melhor tática é evitar a reproduçao do mosquito transmissor. Deve-se evitar o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas, pneus, copos, latas, garrafas, caixas d´água, ou, qualquer outro local que acumule água. Pois a fêmea deposita seus ovos na maioria das vezes em águas limpas. Os ovos ficam aderidos na superfície interna dos recipientes. Caso a água seque, eles podem ficar ali por anos, e quando em contato com água novamente, se reproduzirao. Por isso nao basta substituir a água com freqa¼ência, é preciso evitar seu acúmulo, tampar, lavar e esfregar bem os recipientes.


 


 


Por: Equipe de Comunicaçao Santa Casa


 

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro