ašltimos dias para participar da campanha

Apenas 30% dos doadores que procuram o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro são mulheres. Por isso, é realizada desde 2012, a campanha “Mulher de verdade doa sangue”.

Esquecimento, falta de tempo, não ter ninguém conhecido precisando, medo de agulha, sangue ou de passar mal, entre outros, são as principais desculpas identificadas, para o não comparecimento. Por isso, o projeto visa acabar com os mitos que impedem as doações, sensibilizando-as para aumentar o número de doadoras.

De acordo com a enfermeira supervisora do Banco de Sangue, Cintia Pimenta a Santa Casa tem recebido em média, 20 doações diárias, entretanto, para manter o estoque estável são necessárias 35. Ainda segundo a enfermeira Cintia, em sua maioria, as mulheres cuidam mais da saúde que os homens.

“As mulheres cuidam mais da saúde, são mais comprometidas e têm menor incidência de vida promíscua. Por isso, o sangue tem menos chance de rejeição”.

A campanha deste ano iniciou no dia 08 e termina no próximo dia 30 de maio e serão distribuídos brindes enquanto durar o estoque. Todas que comparecerem neste período, também estarão concorrendo a um mini book com a fotógrafa Erika Medeiros.

Vale ressaltar que além de abastecer sua própria demanda, o hospital também fornece sangue para a filial Castelo o ao Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA).

O banco de sangue da Santa Casa Cachoeiro funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h e sábado, de 7h às 11h.

O que você precisa para ser doadora:

– Ter entre 16 e 68 anos;

– Ter peso superior a 50 Kg;

– Não estar com suspeita de gravidez, grávida ou amamentando;

– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

– Não ser portador de doenças graves;

– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano;

– Não fazer uso de medicação controlada, inibidores de apetite, medicamentos para ansiedade e depressão;

– Apresentar documento oficial com foto (obrigatório);

– Em período menstrual só com a taxa de hematócrito ideal (verificada antes da doação);

– Após três meses de aborto ou de parto normal;

– Após seis meses de parto cesariana;

OBS: Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização do responsável. Para primeira doação a idade limite é 60 anos.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro