Médico explica sintomas e tratamento para o refluxo

Por Tarcisio Silveira da Fonseca

O que você gostaria de saber?

Preencha o formulário abaixo e nos envie suas dúvidas que o especialista responde.

13 de julho de 2023

O refluxo é uma doença comum, que atinge muitos pacientes. É um problema causado pelo retorno involuntário e repetitivo de conteúdo do estômago para o esôfago.

De acordo com o cirurgião geral do aparelho digestivo, Dr. Tarcisio Silveira da Fonseca, os alimentos mastigados passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o estômago.

Entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago.

Entre os sintomas apontados pelo médico estão azia ou queimação que tem origem na “boca” do estômago, mas pode atingir a garganta.

“Além disso, o refluxo pode causar pigarro, tosse seca crônica, sinusite e rouquidão”, explicou.

Entre os fatores de risco que podem causar o refluxo estão a obesidade, refeições volumosas antes de deitar ou ingestão de alimentos como café, comidas ácidas ou bebidas alcoólicas.

Fonseca explicou que existem dois tipos de tratamento, que pode ser feito com medicamentos ou até mesmo os cirúrgicos que são recomendados para alguns casos.

Segundo ele, a orientação é procurar um médico para uma avaliação mais eficaz. Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, a cirurgia é feita por videolaparoscopia (vídeo), o que gera menos desconforto e mais comodidade para o paciente.

“O paciente recebe alta em até 24 horas no máximo. Temos cirurgiões especializados nesse tipo de cirurgia e toda uma estrutura para realizar o procedimento”, afirmou.