Cinco pessoas vao receber órgaos captados na Santa Casa

 

Um gesto de amor em um momento difícil. Assim foi a decisão da família de um homem identificado como Altair Lima Martins, que morreu nesta terça-feira (02) após cair de uma escada. Após o acidente, os parentes autorizaram a doação de órgãos.

A captação foi feita na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro por profissionais do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ao todo, foram doados o fígado, rins e as córneas. O fígado será transplantado em um paciente do Rio de Janeiro e os demais ficam no Estado.

De acordo com o irmão da vítima, Justino Antônio Lima Martins, o gesto apesar de difícil foi tomado, principalmente, porque Altair sempre foi uma boa pessoa e gostava muito de ajudar o próximo. Em vida, já tinha manifestado a sua vontade de ser um doador de órgãos.

“Esse momento é muito triste e a dor é grande demais, mas a carga fica mais leve ao saber que ele ajudará outras pessoas a continuarem vivendo”.

Justino também agradeceu ao atendimento que tem recebido no hospital.

“Quero deixar bem claro em nome da nossa família que o atendimento aqui na Santa Casa está sendo excelente, não temos nada que reclamar desde o primeiro dia toda a equipe nos atendeu muito bem".

A enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Beatriz Rivieri Colodette, explica que o processo de captação pode ser demorado, o que muitas vezes faz com que a família desista da doação. No entanto, ela lembra que é importante cumprir todo o protocolo para que outras pessoas possam ser beneficiadas pelos órgãos doados.

Beatriz ainda ressalta que somente a família pode autorizar a doação, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.

“Ao contrário do que muitos pensam, a vontade de doar não fica escrita em documentos, como carteira de motorista. Na verdade, quem quer ser um doador deve deixar o desejo explícito para sua família”.

Confira mais Notícias

Natal na Santa Casa terá missa, cinema, homenagens e visita do Papai Noel

Santa Casa faz homenagem aos funcionários Destaques do Ano

Família autoriza doação e Santa Casa faz nova captação de órgãos

Santa Casa Cachoeiro conquista prêmio Luiz Nivaldo da Silva 

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro 

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos