Antibióticos e Resistência Bacteriana

Antibióticos ou antimicrobianos sao substâncias químicas capazes de inibir ou matar microrganismos (bactérias). Essas substâncias podem ser produzidas de forma natural ou serem sintetizadas em laboratórios farmacêuticos.


 


 Um dos maiores avanços da medicina no século XX foi a descoberta do antibiótico penicilina, em 1928. A partir daí pensou-se que todos os problemas relacionados a  infecçao estariam acabados, uma vez que a penicilina era capaz de matar as bactérias causadoras de infecçao. A euforia e o otimismo tomaram conta do panorama na época e os antibióticos passaram a ser utilizados sem muito critério, uma situaçao que, infelizmente, persiste até os dias de hoje. Já em 1944, uma bactéria muito conhecida, Staphylococcus aureus, mostrava-se resistente a  açao da penicilina. Desde entao, essa e outras bactérias vêm desenvolvendo mecanismos de resistência cada vez mais complexos e direcionados para um número cada vez maior de antibióticos.


 


A situaçao chegou a tal ponto que atualmente já foram isoladas bactérias resistentes a todos os antibióticos disponíveis, inclusive aqueles ditos de última geraçao, os mais potentes. Felizmente esses casos ainda sao raros, mas servem de alerta para o problema mundial da resistência bacteriana. A preocupaçao com o número crescente de bactérias resistentes é tao grande que fez com que a Organizaçao Mundial de Saúde definisse como uma das metas para o século XXI o uso racional ou correto de antibióticos.


 


O número de novos antibióticos em pesquisa nas indústrias farmacêuticas diminuiu drasticamente enquanto a resistência a s drogas antimicrobianas tem aumentado de forma assustadora. Corre-se o risco de num futuro nao muito distante nao termos opçao de tratamento para algumas doenças infecciosas caso medidas racionais de uso de antibióticos nao sejam tomadas. Alguns exemplos de uso inadequado de antibióticos:


 


        Indivíduos que se automedicam, tomando antibiótico por conta própria ou receitados pelo balconista da farmácia, vizinhos e amigos.


        Pacientes com alguma infecçao, por exemplo, urinária, que nao sao encaminhados pelo médico ao laboratório de microbiologia para que um exame de cultura seja realizado. O exame de cultura fornece ao médico informações importantes a respeito do agente que está causando a infecçao e quais antibióticos podem ser utilizados.


        Uso de antibióticos muito potentes sem necessidade. Mais uma vez o exame de cultura é muito importante, devendo-se reservar os antibióticos mais potentes para as situações de doenças mais graves, causadas por bactérias resistentes.


        Pacientes que começam o tratamento e assim que observam melhora no estado de saúde deixam de tomar o antibiótico receitado pelo médico. 


 


Quando tomamos um antibiótico errado, na dose inadequada ou sem necessidade,  ajudamos as bactérias a se fortalecerem contra eles, selecionando aquelas mais resistentes, proporcionando para nós mesmos, o aparecimento de doenças infecciosas mais difíceis de serem tratadas, ou seja, mais graves.


 


Em casos de doenças infecciosas é fundamental que se procure um médico, que exames de cultura sejam realizados para que o perfil do agente seja conhecido e que o paciente nao abandone o tratamento. Dessa forma estaremos contribuindo para o uso racional dos antibióticos, tentando evitar o surgimento de novas resistências bacterianas.


 


 


                              


 


                                       Drª. a‰rika Lopes Silva


                                            Bioquímica


               Coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa


 


 


 


 

Confira mais Notícias

Santa Casa de Cachoeiro recebe novos equipamentos para atendimento no Sul do Estado

Alunos do IFES têm “aula prática” na Santa Casa Cachoeiro

Irmã Otília morre aos 91 anos

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica