Com o propósito de melhorar as iniciativas voltadas para a segurança do paciente, foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) 4% a 17% de todos os pacientes que são a admitidos em um serviço de saúde sofrem incidente relacionado à assistência à saúde.
Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro há uma Comissão de Segurança do Paciente, composta por uma equipe multiprofissional e por um membro representante da superintendência da instituição, que acompanha todo esse processo.
Para evitar incidentes, existem várias dicas que devem ser cumpridas tanto para pacientes, quanto para parentes ou acompanhantes e a enfermeira Andreia Moulin listou algumas delas.
Confira as dicas:
1. Preste atenção no cuidado que está recebendo. Pergunte à equipe de saúde, se tiver dúvidas ou preocupação sobre quaisquer cuidados a serem recebidos. Caso não entenda, pergunte novamente;
2. Pergunte se existe Núcleo de Segurança do Paciente instituído no estabelecimento assistencial de saúde;
3. Procure o Núcleo de Segurança do Paciente ou equipe de saúde para obter informações sobre a prevenção dos incidentes: erros de identificação; erros de medicamentos; falhas em procedimentos cirúrgicos; queda do paciente; lesão por pressão, falhas na administração de dietas, etc.
4. Pergunte o que há no Plano de Segurança do Paciente para estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada;
5. Informe a equipe de saúde se o paciente apresenta alergia a alguma medicação.
6. Ajude a equipe na composição de um quadro dos seus principais problemas do doente, a fim de facilitar a elaboração do projeto terapêutico singular.
7. Informe a equipe de saúde qualquer evento ocorrido durante o período de prestação de cuidados.
8. Colabore na observação das alterações no quadro clínico e comunique à equipe.