Setembro verde: Santa Casa Casa faz nova captação de órgão no fim de semana

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro fez uma nova captação de órgão no último fim de semana. A doação aconteceu em meio à programação da campanha Setembro Verde.

O paciente, vítima de acidente de trânsito, deu entrada na Santa Casa e, mesmo recebendo todos os cuidados da equipe assistencial, não resisitiu.

A família, em um gesto de extrema solidariedade, decidiu autorizar a doação de órgãos. O ato de amor vai dar esperança de uma vida melhor para outras pessoas que estão na fila por um transplante.

Na cirurgia, foram captados os dois rins, que foram destinados para pacientes que aguardavam o orgão no próprio Espírito Santo.

Com essa doação, sobe para 47 o número de órgãos captados na Santa Casa somente este ano.

A captação dos órgãos acontece somente após constatação de morte encefálica, ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profissional por meio de exames de imagem, exames clínicos e exames laboratoriais.

A enfermeira da CIHDOTT, Beatriz Colodetti, lembra da importância da pessoa avisar aos familiares em vida o desejo de ser um doador. “É a família que vai autorizar a doação. Por isso é importante deixá-la avisada”, orientou.

Santa Casa faz treinamento para atender pacientes que tentaram suicídio

Cresce o número de vítimas de atropelamento atendidas na Santa Casa

Santa Casa promove palestras sobre educação financeira e assédio moral