Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Setembro Amarelo: Santa Casa faz alerta para prevençao ao suicídio

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, nesta quinta-feira (3), uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio. A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo.

Na tenda montada no pátio do hospital, os funcionários foram recebidos com música, receberam brindes e tiveram acesso a diversas mensagens motivacionais.

Além disso, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), em parceria com a Cipa, também criou um espaço para que os funcionários pudessem fazer fotos com o tema da campanha.

"O objetivo é mostrar as causas que podem levar ao suicídio e alertar para a prevenção. Além disso, queremos mostrar que  ninguém está sozinho e que estamos à disposição para auxiliá-lo com ajuda de um profissional em caso de algum problema de saúde".

Redes Sociais

As redes sociais chegaram para ficar no mundo inteiro e tem ganhado cada vez mais força e novos adeptos. Embora sejam uma ferramenta para estreitar relacionamentos, se não tomar cuidado também podem causar problemas emocionais.

É o que explica o psicólogo Tiago Nunes Botura, que atua no Santa Casa Especialidades. Para ele, as redes sociais têm contribuído para despertar doenças emocionais em determinadas pessoas.

“E a depressão, em grau elevado que gera muitas vezes o suicídio,  é uma dessas doenças”, alertou o especialista.

Botura ressalta ainda que atualmente muitas pessoas vivem uma vida nas redes sociais onde demonstra estarem felizes, mas na verdade tentam mascarar o que realmente estão sentindo.

Normalmente quem está caminhando para uma doença emocional, como a depressão, por exemplo, emite alguns sinais que é preciso ficar alerta.

Os mais comuns são os de pensamento catastrófico, baixa autoestima, isolamento social, pensamento em suicídio com planejamento e ideias de como concretizar o ato.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro