Santa Casa promove semana de prevenção contra acidentes de trabalho

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início, nesta segunda-feira (14), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O tema deste ano será “Cuidar de si, cuidar do outro, deixar que cuidem de você”. A programação termina na próxima sexta-feira (18) com a apresentação de um show de talentos com participação dos colaboradores.

Durante os dias da semana, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) vai promover uma série de atividades.

Entre elas palestras com os temas: Cuidado com o Trabalhador, Qualidade de vida no trabalho: segurança, saúde e alimentação; Relacionamento Interpessoal: os desafios da construção do relacionamento e o impacto que pode causar no tratamento do paciente; Ergonomia no Trabalho; Assédio Moral no Trabalho; Evacuação de área e Doenças sexualmente transmissíveis: manifestação, consequências, prevenção e tratamento.

A programação será encerrada com um desfile de EPIs e um show de talentos. As três melhores apresentações serão premiadas com R$ 200, R$ 150 e R$ 100. No evento, os colaboradores terão a oportunidade de apresentar música, teatro, poema, entre outros, com tema voltado para a prevenção de acidentes de trabalho.

A programação está sendo feita em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Segundo a presidente da Cipa, Sirlene Motta, a semana de prevenção está prevista na legislação brasileira e tem como objetivo promover a conscientização da prevenção de acidentes do trabalho, ressaltar a importância do uso de EPIs e motivar os colaboradores.

“Esperamos que cada colaborador seja um multiplicador dos conhecimentos que forem repassados durante a semana. Zelar por um melhor ambiente de trabalho é dever de todos. Todos nós precisamos estar atentos para que possamos contribuir ao máximo com o nosso ambiente de trabalho. Com isso, garantimos um lugar de harmonia e segurança para todos”, destacou.