Santa Casa faz prestação de contas na Câmara e anuncia projeto de ampliação

A diretoria e membros do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro estiveram, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores para fazer uma prestação de contas das atividades realizadas durante o ano de 2023.

No encontro, a direção da instituição também anunciou a criação de um projeto de ampliação na sua infraestrutura oferecida aos pacientes SUS. De acordo com o superintendente da Santa Casa, Afrânio Emílio Carvalho da Silva, apresentou um relatório com os números realizados pelo hospital.

Para se ter uma ideia, o número de internações em 2022 chegou a 8.951 contra 8.724 no ano anterior. Além disso, no ano passado o hospital registrou 31 mil atendimentos de urgência, oito mil cirurgias e 17 mil atendimentos de hemodiálise.

O coordenador do Pronto Socorro, Dr. Victor Hugo, destacou o trabalho de gestão desenvolvido no PS que possibilitou agilidade e qualidade nos serviços prestados.

O coordenador do Setor de Ortopedia, Dr. Lorran Cocque Fonseca, afirmou que o novo modelo de contratualização com o Governo do Estado foi benéfico para o hospital. Além disso, o Santa Casa também passou a fazer cirurgias inéditas e serviços de alta complexidade, que antes eram feitos somente fora de Cachoeiro.

O superintendente destacou ainda a aquisição de um novo equipamento de tomografia, um investimento de mais de R$ 1 milhão que permite a realização de exames de alta complexidade.

Ampliação

Com uma estrutura física antiga que necessita de intervenções, a Santa Casa fez a adequação do seu Plano Diretor Hospitalar. A primeira fase de obras contemplará reforma e construção dos blocos denominados C e D. O valor total do investimento de R$ 36 milhões. O recurso está sendo feito por meio de captação com a iniciativa pública e privada.

“A Santa Casa tem um plano diretor em andamento com algumas expectativas de ampliação do seu serviço. Estamos com esse sonho e o sonho já começou. Estamos com o protocolo aguardando a aprovação da ampliação por parte da prefeitura”, afirmou.

Segundo ele, nesse primeiro momento o projeto contempla uma área de mil metros quadrados com quatro pavimentos. “Muito em breve vamos trazer essa notícia para os senhores de que as obras começaram”, afirmou.

Após a apresentação, os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do hospital e também parabenizaram a diretoria pela condução dos trabalhos que tem sido feito na instituição.

“Em nome de todo o Conselho tenho que agradecer pela parceria e oportunidade que essa casa tem nos dado ao longo desses anos. Estaremos sempre de portas abertas para o diálogo e a construção do que pudermos ajudar”, declarou o superintendente.

A vice-presidente da Santa Casa, Nercedes Canal, também fez uma fala de agradecimento em nome de todo o conselho.

“Agradecemos a essa casa por nos acolher tão bem e registrar o reconhecimento pelo nosso trabalho. A Santa Casa está procurando fazer sempre o melhor junto com sua equipe técnica e médica”.