Santa Casa faz homenagem para doadores de sangue

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. E a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro preparou uma programação especial para homenageá-los.

Três doadores que sempre contribuem com o banco de sangue do hospital receberam um certificado em forma de agradecimento pelo gesto solidário que ajuda a salvar vidas diariamente no hospital.

Entre os homenageados estavam o sub-tenente do Tiro de Guerra Leonardo Palaoro. Ele sempre incentiva os militares a doarem sangue durante o ano. Segundo ele, muitos nunca doaram e recebem orientação sobre esse gesto para a sociedade.

“A gente pega o atirador para ser um multiplicador dessa ideia. Eu comecei a doar quando entrei no exército há 24 anos. Então eu tenho essa experiência e passo para formar um cidadão pleno”.

Já a funcionária da Santa Casa Zaira Gaspari contou que doar sangue é uma rotina que faz parte do seu dia a dia, principalmente por saber da necessidade das pessoas que precisam.

“É um ato tão simples. A gente está abençoando as pessoas que chegam aqui desesperadas” afirmou.

O sentimento de poder doar sangue é de alegria e satisfação para o doador Sidnei Libardi Pinto. Segundo ele, há 22 anos ele sai de Anchieta e vai até a Santa Casa para fazer sua doação.

“Me sinto muito feliz. Doar não faz mal. Só faz bem. Esse sangue que a gente doa salva vidas”, aconselhou.

Além de reconhecer esses doadores, o hospital também preparou um café da manhã especial e uma decoração personalizada.

Também foram confeccionadas camisas de incentivo à doação que fazem parte da Coleção Solidária. Elas estão sendo vendidas por R$ 25.

Para o coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa, Guilherme Polastrelle, o objetivo dessa programação é agradecer e, principalmente, incentivar para que outras pessoas também se tornem doadores de sangue.

Ele explicou que a semana do Doador de Sangue é muito importante, inclusive, muitas pessoas deixam para vir nessa época fazer a doação.

“Essas doações são muito importantes para nós, já que estamos nos aproximando das festas de fim de ano. Nesse período o número de doadores cai e a demanda aumenta, principalmente pelo número de acidente nas estradas”, disse.

Como doar

As pessoas interessadas em fazer a doação podem entrar em contato com o hospital pelo telefone para fazer o agendamento (28) 2101-2123.??O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas. No sábado o horário é das 7h às 11 horas. No domingo o atendimento é interno.??Serviço:
Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira – 07:00 às 16:00h ?Sábado – 07:00 às 11:00h
Tel. (28) 2101-2123