Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro encerrou a campanha Setembro Verde, mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos, com duas cirurgias de captação na última sexta-feira (27).

As captações foram feitas durante a madrugada. Embora tenham recebido todos os cuidados necessários, os pacientes não resistiram. As famílias, em um gesto de extrema solidariedade e amor ao próximo, decidiram autorizar a doação.

Em uma das cirurgias foram captados rins, fígado e córneas. Na outra, somente as córneas. Todos os órgãos e tecidos serão destinados a pacientes do Estado que estão aguardando na fila por um transplante.

Só este ano foram captados na Santa Casa quatro corações, seis fígados, 14 rins e 34 córneas.

Orientações

Durante todo o mês, a Santa Casa realizou ações de conscientização sobre a importância da doação. Em uma delas, foi feita uma capacitação com os agentes de saúde de Cachoeiro para tirar dúvidas sobre o processo para ser um doador.

“São eles que podem dissiminar as informações nas casas e, por isso, fizemos essa capacitação com o intuito de proliferar a informação e também para que eles estejam capacitados para tirar dúvidas da população durante seu trabalho”, explicou a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Colodetti.

Além disso, o hospital instalou uma lona na entrada do Pronto-Socorro sobre o tema, iluminou a fachada com a cor da campanha e também fez uma revitalização no Cantinho do Doador.

Neste local, são colocados os nomes das pessoas que fizeram a doação e flores como forma de homenagear aqueles que ajudaram de alguma forma outras pessoas a terem uma vida melhor.

E na última sexta-feira, a Santa Casa também participou do Fórum Nacional sobre Transplante de Órgãos. A enfermeira Beatriz Colodetti foi a única integrante de CIHDOTT no Estado convidada a participar do evento.

O convite veio pelo trabalho realizado pelo hospital para incentivar a doação. No encontro foi discutida a revisão do regulamento técnico do sistema nacional de transplantes.

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos

Setembro verde: Santa Casa Casa faz nova captação de órgão no fim de semana