Santa Casa e Lar dos Idosos adotam medidas contra coronavírus

Com o aumento dos números de casos confirmados e suspeitos de coronavírus no Espírito Santo, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, filial Castelo e Hospital Menino Jesus, adotaram medidas para evitar a contaminação dentro das unidades.

A partir desta terça-feira (17), na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro será permitida apenas uma visita para cada paciente internado.

Pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco, não poderão visitar pacientes e nem ficar como acompanhantes.

Os visitantes ou acompanhantes de pacientes que estão com sintomas de gripe serão orientados a não permanecer no hospital.

A orientação para os pacientes e acompanhantes é que fiquem dentro dos quartos e enfermarias para evitar circulação nos corredores.

Além disso, fica restrita ainda a quantidade de acompanhantes para aqueles que forem fazer consultas ou realizar exames. Será permitido apenas uma pessoa nessa condição.

Filial Castelo

Também em virtude da pandemia do Coronavírus, a filial da Santa Casa em Castelo adotou medidas de prevenção para evitar a propagação da doença.

Entre elas estão a restrição para apenas um acompanhante fixo e nos casos previstos por lei. Além disso, será permitida apenas uma visita por paciente durante o dia e somente durante 15 minutos nos horários de 14 horas para pacientes do SUS e 16 horas para convênio e particular.

Nos leitos de isolamento e Pronto Socorro as visitas estão suspensas.

Outra medida adotada pela Santa Casa Filial Castelo é a proibição de acompanhantes e visitantes que apresentem algum sintoma gripal, como tosse, coriza, febre ou dor de garganta.

Hospital Menino Jesus

A direção do Hospital Menino Jesus, em Itapemirim, também tomou uma série de medidas contra o avanço do coronavírus.

Além das regras que já valem para a Santa Casa, ficará permitido apenas um acompanhante em consultas e exames para menor de 16 anos e maior de 60 na unidade.

Ficam suspensas durante 15 dias, a começar do dia 23 de março, o atendimento odontológico, exceto nos casos de urgência/emergência, as visitas de gestantes e serviço de capelania.

Além disso, será permitida apenas uma troca de acompanhante a cada 12 horas.

Lar dos Idosos

O Lar dos Idosos Adelson Rebello Moreira  adotou  restrições para evitar contaminação entre os idosos que vivem no local.

As visitas e as saídas serão limitadas temporariamente a partir desta terça-feira.

Essa decisão está sendo implantada como “medida de segurança”, tendo em vista que os idosos são frágeis e com patologias, sendo, por isso, mais vulneráveis ao contágio.

Como se proteger

Cuidados simples ajudam a evitar a contaminação do coronavírus. Um dos principais deles é lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel.

Ao tossir ou espirrar é importante não levar as mãos no nariz ou boca. Use a parte interna do cotovelo ou use lenços descartáveis.

Evite ainda aglomerações de pessoas, utilizar objetos compartilhados e contato físico, como abraços, beijos ou aperto de mão.

No decorrer dos dias, demais medidas poderão ser adotadas nas unidades e posteriormente informadas a população que deve ficar atenta aos veículos de comunicação da Santa Casa.

Lar de Idosos promove terceira feijoada solidária. Veja como comprar o kit

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes