Santa Casa começa atender pacientes para cirurgias bariátricas

O Santa Casa Especialidades, serviço oferecido para pacientes de convênio e particular, começou a disponibilizar atendimento também para cirurgia geral como vesícula, hérnia inguinal por vídeo, refluxo e também bariátrica, esta última cada vez mais procurada por pacientes que sofrem com a obesidade.

De acordo com o médico-cirurgião Gerliano Marçal, as consultas serão realizadas sempre às quintas-feiras e o agendamento já pode ser feito pelo telefone (28) 2101-2185 ou pelo WhatsApp (28) 99274-8349.

“O paciente da cirurgia bariátrica faz a primeira consulta comigo e eu direciono ele para a equipe multidisciplinar e de preparo pré-operatório, que é composta por nutricionista, psicólogo, cardiologista, endocrinologista, anestesista e pneumologista”.

Marçal explicou que a indicação para a cirurgia bariátrica é recomendada para aqueles pacientes obesos, com dificuldade de emagrecimento e que já não respondem mais a outros métodos para perda de peso como dietas, mudança de estilo de vida e medicamentos.

“Também são indicados para a bariátrica aqueles que têm Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35 e que tenham alguma comorbidade como hipertensão, diabetes e infertilidade são indicações bem precisas”.

Todo o acompanhamento, inclusive os exames para a realização do procedimento, são feitos no próprio hospital, o que proporciona mais comodidade para quem vai se submeter à cirurgia.

A bariátrica é feita totalmente por vídeolaparoscopia, minimamente invasiva e o tempo de internação é de 24 horas.

“A Santa Casa tem todo o suporte para esse tipo de procedimento, que já é feito há cinco anos, mas que agora vamos dar início também aos atendimentos no Santa Casa Especialidades”.