Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Santa Casa Cachoeiro e Sicoob Credirochas renovam parceria para ressocializar internas de presídio

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e o Sicoob Credirochas renovaram, por mais um ano, a parceria para o projeto Cuidar de Vidas. A iniciativa tem como objetivo ressocializar internas do Centro Prisional Feminino na Fazenda da Santa Casa, em Monte Líbano. 

O convênio foi assinado nesta quinta-feira (6) durante um café da manhã que contou com a presença de funcionários do hospital, diretoria do Sicoob Credirochas, representantes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), a secretária de Desenvolvimento Social do município, Márcia Bezerra, e representantes da Secretaria de Saúde.

O padre Evaldo Ferreira, que representou o Bispo Diocesano e presidente da Santa Casa, Dom Luiz Fernando Lisboa, entregou o certificado de agradecimento ao Sicoob Credirochas e pontuou que há quatro anos a instituição ajuda na ressocialização e inclusão dessas internas no mercado de trabalho. 

“É um trabalho muito importante porque vivemos em uma sociedade marcada pela exclusão e discriminação. E quando vemos um trabalho desses, de reinserção socioeducativo, a gente quebra paradigmas”, pontuou.

Para o presidente do Sicoob Credirochas, Tales Machado, contribuir para o Projeto Cuidar de Vidas por mais um ano é uma gratidão, sendo uma forma de ajudar a sociedade, mudando a vida das internas participantes. “A gente vê a felicidade das meninas nos olhos delas brilhando, principalmente com a proximidade da época de cada uma delas sair”.

Já para a diretora do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro, Leida Maria Ayres, a iniciativa é uma grande oportunidade para as participantes valorizarem oportunidades, junto do trabalho educativo que a Secretaria da Justiça (Sejus) promove. “Além disso, as internas aprendem a trabalhar e carregam essa experiência por toda a vida”.

Uma das integrantes do projeto, Amanda de Oliveira, comentou que está perto de ganhar a liberdade e que com o aprendizado pretende conquistar uma nova vida. 

“Eu estou perto de sair, encerrar o meu período aqui, e já ganhei uma oportunidade trabalho no comércio da cidade. Então, a gente fica muito feliz em saber que existem pessoas que ainda nos olham com outros olhos. É muito importante a sociedade abraçar a gente nesse momento”, disse. 

NÚMEROS DE ATENDIMENTO

O superintendente da Santa Casa, Afrânio Emílio Carvalho, reforçou a importância que a Santa Casa tem para a sociedade. São mais de mil colaboradores e aproximadamente 20 mil atendimentos por ano no Pronto Socorro, além de 10 mil internações anuais. 

“Toda essa força de trabalho é direcionada em mais de 90% de todos os atendimentos, que são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os colaboradores que atuam nessa linha de frente estão representados aqui por seus coordenadores. A gente conhece a responsabilidade do Projeto Cuidar de Vidas e agradecemos ao Sicoob Credirochas por reconhecer conosco a importância dessa parceria”, conclui Afrânio. 

PROJETO CUIDAR DE VIDAS

Completando três anos de existência em 2023, o projeto Cuidar de Vidas tem como objetivo ressocializar internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim. Na fazenda elas recebem treinamento para trabalhar com galinhas, gado, frutas, legumes e hortaliças. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e Lar dos Idosos Adelson Rebello.

A Fazenda Agroecológica da Santa Casa, localizada no Monte Líbano, visa reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários. 

Além de desenvolverem trabalho e ocupar a mente, as internas também conseguem redução da pena e uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo. Ao final da sentença, quando é concedido o alvará de liberdade, as participantes podem usar o valor em dinheiro depositado em suas contas para recomeçarem a vida.

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Fazenda da Santa Casa Cachoeiro recebe doação de 400 novas galinhas

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante