Dando continuidade ao processo de ressocialização de detentas do presídio feminino de Cachoeiro de Itapemirim, a Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deu início nesta segunda-feira (23) a uma formação para produzir sabão.
A iniciativa faz parte do Projeto Cuidar de Vidas, realizado em parceria com o Sicoob Credirochas e a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). Todo o material produzido será utilizado na própria fazenda.
O gestor da Fazenda, Sérgio Mariano, explicou que a ideia é ensinar as internas a ter uma formação para quando deixar o projeto.
“O que elas aprenderem aqui, futuramente quando cumprir a pena, poderá ser utilizado em casa ou até mesmo vender para conseguir uma renda para a família”, destacou.
O curso foi ministrado pela professora Sandra Meira. Serão três aulas. A desta segunda-feira foi para produção de sabão em barra. Outras duas vão ensinar a fazer sabão líquido e pastoso.
e o sabão produzido será utilizado na limpeza da Fazenda e também para lavar roupas.
Produção
A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro reiniciou o projeto Cuidar de Vidas, que tem como objetivo ressocializar detentas do presídio de Cachoeiro. Ao todo, serão cinco internas que terão a oportunidade de trabalhar na produção de alimentos e ainda reduzir sua pena com cada dia trabalhado.
Na fazenda elas vão receber treinamento para trabalhar na produção de galinhas, gado, frutas e hortaliças. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa Cachoeiro, Filial Castelo e Lar dos Idosos.