Você sabia que passar horas sem comer deixou de ser uma exigência para alguns exames de sangue? É uma boa notícia que traz conforto e praticidade para quem quiser aproveitar para realizar procedimentos em horários alternativos, como no período do almoço ou no fim do dia.
O período clássico de 12 horas foi definido com base no tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição.
Assim, todos os valores de referência dos exames foram estabelecidos com base em um grupo de pessoas nesse estado de jejum. Mas, cada pessoa tem um metabolismo diferente e, por isso, atualmente, a maioria dos exames pede até 3 horas de jejum. Isso porque, em média, uma pessoa já metabolizou grande parte do alimento ingerido nesse período.
Para crianças, especialmente em fase de amamentação, também é pedido um jejum de três horas. Entre os exames mais solicitados pelos médicos, alguns já podem ser realizados sem jejum, como o hemograma. O jejum também não é necessário se a coleta for feita após dieta leve.
Já outros tipos de exame, como sódio, potássio, ureia, creatinina TGO e TGP, precisam de apenas 3 horas sem ingerir alimentos. Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. Nada mais pode ser coletado depois desse tempo porque o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura, proteína, alterando os parâmetros laboratoriais.
Além disso, vale lembrar que é preciso evitar atividade física vigorosa por 24 horas antes do exame e não ingerir bebidas alcoólicas por 72 horas.