Com uma rotina acelerada, agravada ainda mais pelo período de pandemia, muitas pessoas tiveram sua saúde mental comprometida no último ano.
E para chamar atenção para esse problema é que foi criada a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo principal fazer alerta de quando é preciso procurar ajuda para cuidar da saúde mental e emocional.
O psicólogo Tiago Nunes Botura, que atua no Santa Casa Especialidades, explicou que durante a pandemia, as pessoas sofreram diversas doenças emocionais com características e sintomas de naturezas diferentes.
Mas como aprender a lidar com esse problema? "É importante aprender a lidar com elas através de técnicas para o desenvolvimento de uma estrutura emocional forte, que damos o nome de Inteligência Emocional (I.E.)".
Segundo o especialista, a I.E. é uma estrutura psicológica que nos ensina a lidar com as dificuldades emocionais que surgem ao longo do nosso dia a dia.
"Alguns exemplos de doenças emocionais que se intensificaram atualmente são ansiedade generalizada, síndrome do pânico, depressão e os transtornos antissociais de características diversas, sendo a I.E imprescindível para amenizar os sintomas destas patologias", explicou.
Uma boa dica para trabalhar a inteligência emocional é buscar ter uma vida mais saudável, praticando exercícios físicos e tendo uma alimentação controlada.
Além disso, a orientação é buscar se afastar de situações comportamentais que aumentam seu nível de ansiedade ou que lhe causam gatilhos emocionais.