A estação mais quente e aguardada por aqueles que adoram sol e mar começou nesta segunda-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2021. Mas para curtir as altas temperaturas com segurança é preciso tomar alguns cuidados para evitar doenças de pele bem comuns nessa época do ano.
A principal delas é, sem dúvida, o câncer de pele. E para evitá-lo, a médica dermatologista Roberta Goltara, que atua na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, ensina que a melhor arma contra esse problema é o filtro solar.
“Essa é uma dica de ouro. Além do câncer de pele, o filtro solar também ajuda a evitar manchas e envelhecimento da pele”, destacou.
E a orientação, segundo ela, é usar fator acima de 30 e reaplicar sempre que estiver com excesso de suor ou entrar na água. Bonés, chapéus e óculos de sol também são acessórios indispensáveis.
“Lembrando que o filtro solar deve ser usado também no dia a dia, principalmente na nossa região onde o sol e as altas temperaturas são constantes”.
Hidratação
Outra dica da dermatologista é usar sempre hidratante na pele. “O sal do mar e o cloro da piscina agridem bastante a pele, o que pode causar ressecamento e, consequentemente, o surgimento das dermatites”, orientou.
E para evitar aumento de acnes, as temidas espinhas, é importante usar sabonete específico no rosto para cada tipo de pele. “É importante deixar a pele sempre limpa, já que nesse período é comum o aumento da produção sebácia”.
Durante o período de altas temperaturas, quando a pele fica mais úmida devido ao contato maior com mar, piscina e cachoeiras, a especialista orienta ainda tomar cuidados na hora de se enxugar após o banho.
“Se for necessário, use o secador de cabelo para secar entre os dedos e as dobras do corpo. Com isso a gente evita a proliferação de fungos que causam as micoses”.