Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, o uso de máscara passou a ser um item obrigatório de segurança. Mas para que o acessório não cause problemas para a pele é preciso também tomar alguns cuidados.
É o que orienta a médica dermatologista que atua na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Roberta Goltara. Segundo ela, é importante seguir algumas orientações para evitar doenças de pele.
"O ambiente quente e úmido provoca uma alteração da microbiota normal da pele, levando ao agravamento de casos de acne e dermatite seborreica", explicou.
A médica informou ainda que o atrito da máscara também leva a uma piora da acne e pode causar dermatite de contato.
"Em profissionais de saúde que usam a máscara N95 por muitas horas a pele pode desenvolver hiperpigmentação e até mesmo hematomas devido ao atrito constante".
Mas não é por isso que a população deve deixar de usar máscara. Muito pelo contrário. O equipamento é fundamental para a segurança todos, além de evitar a contaminação e a propagação do novo coronavírus.
A médica explica que com cuidados simples é possível se proteger da Covid-19 sem prejudicar a pele durante esse período de pandemia.
Uma das principais recomendações é dar preferência para máscara de algodão, sem tingimento, e que seja adequada no rosto para evitar que fique muito apertada.
Outra dica é evitar o uso de maquiagem e deixar sempre a pele bem hidratada, lavando o rosto sempre que retirar a máscara.
"Lembrando que essas são apenas dicas e se você estiver sofrendo com alguma dessas patologias é importante marcar uma consulta com o médico dermatologista", aconselhou.
Confira as dicas:
– Dê preferência por máscaras de algodão, sem tingimento, e que seja adequada para seu rosto;
– Evite o uso de maquiagem;
– Hidrate a sua pele. Invista em ativos reparadores e calmantes. Evite produtos abrasivos;
– Lave o rosto assim que retirar a máscara.