A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou, na manhã desta quarta-feira (10), mais uma captação de órgãos que vai ajudar seis pessoas a terem uma vida melhor.

O paciente deu entrada na Santa Casa vítima de acidente, mas apesar de ter recebido todos os cuidados necessários da equipe médica, não resistiu.

A família, em um gesto de extrema solidariedade e amor ao próximo, decidiu autorizar a doação. Foram captados coração, fígado, rins e córneas. Todos serão destinados para pacientes do Estado.

Essa foi a primeira doação realizada no hospital no mês de julho. Durante o ano, já foram 34 órgãos captados que deram uma oportunidade de uma vida melhor para outras pessoas que estavam na fila por um transplante.

A captação dos órgãos acontece somente após constatação de morte encefálica, ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profissional por meio de exames de imagem, exames clínicos e exames laboratoriais.

A enfermeira da CIHDOTT, Beatriz Colodetti, lembra da importância da pessoa avisar aos familiares em vida o desejo de ser um doador. “É a família que vai autorizar a doação. Por isso é importante deixá-la avisada”, orientou.

Cresce o número de vítimas de atropelamento atendidas na Santa Casa

Santa Casa promove palestras sobre educação financeira e assédio moral