Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Nova ferramenta vai aperfeiçoar atendimento aos pacientes da Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia passou a utilizar a ferramenta DRG que vai permitir melhorar a qualidade de assistência ao paciente, além de promover mais produtividade para a gestão do hospital.

A DRG é uma ferramenta, já usada mundialmente, que será utilizada na instituição e que faz parte da meta de qualidade do novo modelo de contratualização com a Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Santa Casa, Cíntia Pimenta, o DRG oferece um comparativo da média dos dias de internação e um perfil dos pacientes que estão recebendo atendimento no hospital.

"Através dessa média pode se traçar estratégias de melhorias assistencial em que tanto o paciente quanto hospital saem ganhando", destacou.

Nesta metodologia os resultados assistenciais e o consumo de recursos são comparáveis e previsíveis, uma vez que os pacientes são agrupados em uma mesma categoria.

Ao categorizar os pacientes, parâmetros como custo e tempo previsto de permanência hospitalar já são pré-estabelecidos para conduzir o atendimento.

Com isso é possível alcançar uma adequada resposta terapêutica e estruturar condições seguras para a alta hospitalar.

Ou seja, é possível gerenciar os custos, avaliar a qualidade do serviço prestado e o desempenho da equipe multidisciplinar, bem como prevenir erros e eventos adversos.

Segundo ela, o foco da ferramenta é a redução do tempo de permanência com diminuição do desperdício, além de reforçar a qualidade na assistência.

"Através das informações registradas no prontuário, é possível classificar os pacientes e relacionar as informações com uma média de permanência. Através dessas informações é possível entender onde precisamos melhorar na assistência prestada".

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval