“Meu pai encerra a carreira na terra de forma fenomenal”, diz filho de doador

Depois de ficar cinco dias internado na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Marone Lopes Bicalho, de 41 anos, não resistiu e teve morte cerebral na última terça-feira (3). A família, demonstrando um gesto de profunda solidariedade e amor ao próximo, decidiu autorizar a doação de órgãos.

A cirurgia de captação foi feita na Santa Casa na tarde desta quarta-feira (3). Serão reaproveitados os rins, as córneas e o fígado.

Os órgãos doados por Marone vão ajudar a dar uma esperança de vida melhor para outras cinco pessoas que esperam na fila de transplante.

O filho da vítima, Matheus Cardoso Bicalho, disse que a perda do pai é um momento de  muita dor para a família e os amigos.

Ele contou que em vida, Marone já era doador de sangue porque gostava de ajudar o próximo.

"E foi isso que ele fez agora. Mesmo partindo, meu pai vai ajudar cinco vidas, cinco famílias que vão ter a esperança renovada. Temos certeza que era isso que ele queria. Meu pai encerra a carreira dele na terra de forma fenomenal e espetacular", disse.

A equipe que fez a captação de órgãos é de Vitória e chegou ao hospital nesta quarta-feira. Após a cirurgia, os órgãos foram transportados de helicóptero.

O fígado será encaminhado para um paciente do Rio de Janeiro. As córneas serão doadas para pacientes do Espírito Santo e os rins ainda não foi definido.

"Sabemos que é um momento muito difícil para a família e sabemos que tomar essa decisão é um gesto muito nobre. A Santa Casa agradece aos parentes por permitir que outras pessoas tenham esperança de uma vida melhor", disse a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Colodette.