Medidas rígidas de segurança conseguem evitar a Covid-19 no Lar de Idosos

Em seis meses de pandemia, o Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, instituição administrada pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, não registrou nenhum caso de Covid-19 entre os moradores do local. O resultado é fruto das medidas de seguranças adotadas para garantir a segurança dos pacientes e também dos funcionários.

Atualmente existem no local 39 idosos e para evitar a contaminação, a gestora, Laira Martins Gaspar Costa, explicou que foi necessário mudar a rotina do ambiente.

A principal delas foi a suspensão de visitas. Mas nem por isso, eles ficam sem o contato com a família e amigos. O Lar está usando a tecnologia para reduzir a distância.

"Logo que foram suspensas as visitas, nós usamos a videochamada para que a família tenha informações sobre eles e também amenizar um pouco da saudade", explicou.

Outras mudanças também foram feitas, como distanciamento das cadeiras, rodízio para evitar aglomeração no refeitório e os pacientes não estão saindo para fazer consultas fora da unidade.

"Estamos trazendo o médico para fazer a consulta aqui. Só em casos que precisa mesmo de atendimento em hospital é que fazemos a liberação, mas mesmo assim eles saem com todos os equipamentos de segurança necessários para evitar a contaminação", explicou Laira.

Higienização

Para reduzir cada vez mais riscos de contágio, todos os funcionários quando chegam trocam de roupa e medem a temperatura antes de assumir o plantão. Além disso, recebem orientação sobre a importância de se manter o distanciamento social.

"Nós fazemos reuniões quinzenais para reforçar a necessidade de se cuidar e manter o isolamento social também fora da instituição. E esses encontros têm sido muito positivos, já que muitos aproveitam para tirar dúvidas sobre a melhor forma de se proteger", explicou.

Lar de Idosos promove terceira feijoada solidária. Veja como comprar o kit

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes