Data importante como o Dia mundial do Enfermeiro, comemorado por todos os países no dia 12 de Maio, nao poderia ser esquecido na Santa Casa Cachoeiro. E para recordar a relevância que tem esse profissional dentro de um hospital, o texto abaixo relata algumas curiosidades da profissao.
Origem da Profissao
A profissao tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.Só no Brasil, sao mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país.
Desde os tempos do Velho Testamento, a profissao de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutençao da sua sobrevivência, Já neste período a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos na´mades primitivos.
Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII,
a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. Sendo assim, tornou-se uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época, pois consideravam o trabalho como um serviço doméstico, o que atestava queda dos padrões morais que sustentavam, até entao, o trabalho da enfermagem.
Mesmo com essa crise da profissao, a evoluçao do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra.
A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissao e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como “uma ciência e uma arte, levando em consideraçao que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico âcientífico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente”.
De onde vem o nome Enfermeiro
A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: ânutrixâ, que significa Mae, e do verbo ânutrireâ, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.
Texto: Enfª. Virgínia de Cássia Gonçalves
Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa Cachoeiro