A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro encerrou, nesta semana, a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge muitas mulheres no Espírito Santo.
Uma delas foi a nossa colaboradora Nilzete Falconi. Ela descobriu, no ano passado, um câncer de mama após realizar o autoexame e perceber uma alteração em um dos seios.
Ela procurou um médico, fez os exames e veio o diagnóstico que ela não esperava. “Quando a doutora me deu o resultado da ultrasson, ela pediu pra eu procurar um oncologista logo. O chão da gente se abre, porque por mais que a gente se cuide, quando é com a gente é muito complicado”, disse.
A partir do diagnóstico, ela iniciou o tratamento, que incluiu uma cirurgia e sessões de radioterapia. Hoje, com 64 anos, ela comemora a cura e faz um alerta às mulheres sobre a importância do autoexame.
“Graças a Deus estou curada. E hoje eu falo mesmo para as mulheres: façam o autoexame, não deixem de fazer o preventivo e se cuidem.”
Programação
Durante a semana, a Santa Casa de Cachoeiro realizou uma ação sobre o Outubro Rosa, a campanha de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama.
Durante dois dias, os funcionários receberam orientações sobre a doença e puderam conhecer, de forma prática, como identificar os sintomas do câncer.
Foi montado, no pátio do hospital, um estande que contou com a participação de estudantes da Faculdade Multivix.
 
								 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
															 
								