Fígado e rins sao captados na Santa Casa e vao salvar vida de três pessoas

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou mais uma cirurgia de captação de órgãos. Dessa vez, três pessoas serão beneficiadas com esse gesto de solidariedade feito por uma família que autorizou a doação.

Foram captados nesta cirurgia os rins e o fígado de um paciente que, embora tenha recebido todos os cuidados necessários da equipe médica do hospital, não resistiu.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Beatriz Rivieri Colodette, os órgão vão para pacientes de outros estados que aguardam na fila do transplante.

Os rins foram encaminhados para o estado de Pernambuco. O fígado para o Rio de Janeiro.

Desde o início do ano, o hospital já realizou seis cirurgias de captação, totalizando 21 órgãos doados.

Foram 1 coração, cinco fígados, oito rins e oito córneas. São órgãos que vão garantir uma melhor qualidade de vida para quem aguarda na fila do transplante.

Beatriz reforçou a importância de doar e como todos devem fazer para que sejam um doador de órgãos.

“A doação de órgãos é um gesto muito nobre. E você precisa falar para sua família, demonstrar esse interesse de doar algo tão importante e que vai ajudar a salvar a vida de outras pessoas”, explicou.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro