Fazenda da Santa Casa reinicia projeto de ressocializaçao de detentas

A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro reiniciou o projeto Cuidar de Vidas, que tem como objetivo ressocializar detentas do presídio de Cachoeiro. Ao todo, serão cinco internas que terão a oportunidade de trabalhar na produção de alimentos e ainda reduzir sua pena com cada dia trabalhado.

Na fazenda elas vão receber treinamento para trabalhar na produção de galinhas, gado, frutas e hortaliças. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa Cachoeiro, Filial Castelo e Lar dos Idosos.

Exemplo de quem participou do projeto e ganhou a chance de mudar de vida foi a Daiana da Silva Costa. Ela conseguiu reduzir o tempo da pena trabalhando na fazenda e nesta terça-feira (6) recebeu os certificados da formação.

"Tive essa oportunidade e cumpri meu dever com a sociedade. É muito gratificante saber que além de ser ajudada eu também consegui ajudar outras pessoas", disse.

A Tassira Barbosa quer seguir o mesmo caminho e é no projeto que ela quer realizar o sonho de voltar a ter uma vida normal.

"É muito bom se sentir útil para a sociedade. E aqui estou sendo tratada como uma cidadã, como pessoa e colaboradora".

Segundo o Gerente de Relações Institucionais e administrador da fazenda, Sérgio Mariano, o projeto de ressocialização foi reiniciado após ter sido suspenso por causa da pandemia. Mas com a retomada, elas vão ter que cumprir um protocolo de segurança

"Será necessário o uso de máscara e manter o distanciamento para evitar uma possível contaminação", explicou.

O projeto Cuidar de Vidas é uma parceria da Santa Casa, Sicoob Credirochas e Secretaria Estadual de Justiça.

"É uma enorme felicidade ter a oportunidade de participar desse projeto fantástico que produz bons frutos", disse o presidente do Sicoob Credirochas, Tales Machado.

A superintendente da Santa Casa, Marinete Tiberio, agradeceu o apoio recebido dos parceiros envolvidos nesta iniciativa.

"O Sicoob Credirochas proporcionou a realização desse sonho que nos ajuda a ajudar. Agradeço também à diretoria do presídio de Cachoeiro e à todas as detentas que aqui trabalham".

Fazenda

A Fazenda Agroecológica da Santa Casa, localizada no Monte Líbano, visa reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários.

Entre os alimentos a serem produzidos estão: chuchu, pimentão, pepino, abóbora, couve, temperos verdes, repolho, chicória, mandioca, alface, cenoura e tomate cereja. Todo cultivo é agroecológico e sustentável.

Grupo de escoteiros faz plantio de árvores na Fazenda da Santa Casa Cachoeiro

Fazenda da Santa Casa Cachoeiro recebe doação de 400 novas galinhas

Fazenda da Santa Casa vai iniciar plantio de 20 mil mudas

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher