Localizada na região de Monte Líbano, a Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é hoje uma referência em produção de alimentos. Além de frutas, verduras, legumes e hortaliças, o espaço também está investindo na produção de avicultura.
Com isso, a fazenda produz por semana cerca de 1,8 mil ovos. Toda a produção é destinada para a alimentação da Santa Casa Cachoeiro e também para a filial Castelo.
Ao todo, são 280 galinhas poedeiras, que foram doadas pela Cofril e Uniaves. O responsável pela fazenda, Sérgio Mariano, explicou que agora as aves estão em regime de semi-confinamento, mas à tarde elas ficam livres para se alimentar no pasto da própria instituição.
"A vantagem é que além de economizar com a ração, a saúde da ave melhora porque elas acabam se alimentando com grama e produtos da própria horta. Com isso ela adquirem mais vitamina, proteína e, consequentemente, uma saúde melhor".
Além das galinhas, a Fazenda da Santa Casa também trabalha com criação de gados. Ao todo, são 50 animais, a maioria deles doados por produtores rurais, que são tratados e cuidados para servir de alimentos.
Fazenda
A Fazenda Agroecológica da Santa Casa, localizada no Monte Líbano, visa reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários.
Entre os alimentos a serem produzidos estão: chuchu, pimentão, pepino, abóbora, couve, temperos verdes, repolho, chicória, mandioca, alface, cenoura e tomate cereja. Todo cultivo é agroecológico e sustentável.
Ressocialização
Além disso, a Fazenda desenvolve também um projeto Cuidar de Vidas, que tem como objetivo a ressocialização de internas do presídio de Cachoeiro.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o projeto, que tem parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Sicoob Credirochas e empresários do município, está com as atividades temporariamente suspensas.