Dia Mundial do Diabetes faz alerta para riscos causados pela doença

No próximo domingo (14), é a data escolhida para o Dia Mundial do Diabetes, uma doença silenciosa que tem causado sérios riscos à saúde da população.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

E como saber quando é hora de procurar ajuda? A médica da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Sayonara Machado explica que, embora seja uma doença silenciosa, é possível observar alguns sinais do problema.

"É comum o paciente acordar várias vezes à noite para ir ao banheiro, sede excessiva e também uma visão turva. Mas na maioria das vezes a doença não apresenta sintomas".

Para evitar que o problema se agrave, a médica faz um alerta importante.

"O que a gente sempre orienta é que o paciente procure fazer seus exames anualmente para identificar o diabetes ou o pré-diabetes. Com isso, a gente inicia o tratamento de forma mais rápida".

Pessoas com caso de diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos precisam ficar atentos.