Dia do Pobre: Pastoral carcerária faz celebraçao na Fazenda da Santa Casa

Instituído em 2017 pelo Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres, que acontece no dia 14 de novembro, foi lembrado com uma ação da pastoral carcerária na Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (11) com um café da manhã especial junto com as egressas do presídio de Cachoeiro de Itapemirim que participam do projeto Cuidar de Vidas.

Além do momento de confraternização, houve um um momento de oração e reflexão sobre a importância de ajudar as pessoas mais empobrecidas.

Segundo o diácono Zenildo Falcon de Freitas, o dia não é para perpetuar a pobreza, mas para que as pessoas possam ter um coração e olhares atentos para essa realidade.

"A pobreza quando falamos a gente lembra da questão material. E hoje há uma grande necessidade material. Mas não é só isso. Temos outras pobreza também da solidão, por exemplo, e outras várias situações", disse.

O diácono explicou que é preciso criar alternativas que diminuam a pobreza. "Não só com a esmola, que evidencia aquele que dá, mas muitas vezes deixa quem precisa no anonimato. Mas a partilha coloca em igualdade os dois lados", ensinou.

O Projeto Cuidar de Vidas, desenvolvido pela Fazenda da Santa Casa, é feito em parceria com o Sicoob Credirochas e a Secretaria Estadual de Justiça.

No projeto, as internas trabalham na produção de alimentos e recebem um auxílio financeiro. Além disso, consegue reduzir a pena por cada dia trabalhado.