Dia do Médico: paciente de hemodiálise revela relaçao de amizade com nefrologista da Santa Casa

Em 2016, o paciente Luiz Alberto da Silva descobriu que precisava de um tratamento de hemodiálise após sofrer um infarto. Em 2019, ele foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e o que ele não sabia era que a partir daí seria  cuidado com todo cuidado e atenção pelo médico nefrologista Sérgio Damião, que há mais de 35 anos se dedica aos pacientes do hospital.

No Dia do Médico, comemorado nesta segunda-feira (18), o hospital foi até o setor de hemodiálise  ouvir histórias de pacientes que acabam se tornando amigos dos médicos. Uma delas é a do Luiz, que conheceu o Dr. Sérgio Damião antes mesmo de chegar à Santa Casa.

"Sempre foi muito atencioso, ouve a gente com muita atenção. Sempre pergunta como estamos e nos orienta o que podemos ingerir ou não", contou.

Pelo tempo de tratamento, Luiz conta que a relação de médico e paciente acaba ficando mais próxima. "Ele sabe o nome de todo mundo aqui, passa máquina por máquina e no que depender dele está sempre pronto para servir", reforçou.

O que poucos sabem é que o Dr. Sérgio escolheu a medicina para atender uma vontade do pai. "Ele tinha um desejo imenso que na família tivesse um médico", revelou.

Hoje, depois de 40 anos se dedicando a salvar vidas, o médico reconhece as dificuldades da profissão, mas revela que uma das maiores alegrias é saber que cumpriu sua missão.

"A profissão médica é um compromisso com outra pessoa. Temos momentos tristes, quando perdemos algum paciente, momentos de cansaço, mas também existem momentos de felicidade quando você chega em casa e diz: hoje fiz minha parte, cumpri meu dever".

Comemoração

Para comemorar e homenagear os médicos da instituição, a Santa Casa promoveu um momento de confraternização com um café da manhã especial. Além dos profissionais, o superintendente da Santa Casa, Afrânio Emílio Carvalho da Silva, também participou do encontro.

"Temos grande admiração por todos os médicos que atuam no hospital. São profissionais de extrema importância que se dedicam diariamente em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado aos nossos pacientes. E é esse cuidado é que faz da Santa Casa um hospital que há mais de 120 anos é referência para os municípios do Sul do Estado".