A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro promoveu, nesta segunda-feira, uma ação de prevenção e orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Vermelho, que durante o mês faz um alerta sobre a importância do tratamento precoce em caso de contaminação.
Pela manhã, os funcionários puderam fazer testes gratuitos para identificar hepatite C e D, Sífilis e HIV. A ação foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) em parceria com o Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias).
De acordo com a presidente da Cipa, Sirlene Motta, a ação tem o intuito de sensibilizar e chamar a atenção para as medidas de prevenção dos colaboradores.
“Além de conscientizá-los acerca dos riscos ao se contrair o vírus HIV, a ideia é enfatizar a importância do uso do preservativo, reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão para com as pessoas infectadas”, explicou.
Sirlene explicou ainda que o propósito dessa ação é unir esforços na batalha contra o vírus, promovendo o diagnóstico precoce do HIV/Aids.
“No momento da ação, distribuímos algumas ferramentas de prevenção, como material educativo, preservativos masculinos e femininos”, destacou.
Atendimento
O Centro de Referência em Infectologia “Abel Santana” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua Raulino de Oliveira, número 02, no Centro de Cachoeiro (próximo à Catedral de São Pedro). Dúvidas sobre os atendimentos e serviços oferecidos podem ser sanadas pelos telefones: (28) 3155 – 5387 e 3511 – 8246.