Dezembro Vermelho: infectologista da Santa Casa tira cinco dúvidas sobre HIV

Dezembro Vermelho é o mês dedicado à conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, a infectologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Patricia Vivyanne da Gama Cotta e Silva, explica algumas dúvidas sobre as formas de contágio do vírus.

Segundo ela, a contaminação acontece por diversos meios, entre eles, o sexo sem preservativo, além de uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue ou da mãe infectada para o filho durante a gravidez.

A médica explica ainda que existem muitos tabus sobre o contágio. O beijo, por exemplo, não transmite o HIV.

“É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa não se infecta por HIV das seguintes maneiras: beijo no rosto ou na boca; suor e lágrimas; picada de inseto; aperto de mão ou abraço ou doação de sangue”.

Veja abaixo cinco perguntas mais comuns sobre o HIV/Aids

1- Quais são as formas de contaminação do HIV?

A transmissão do HIV e, por consequência da aids, acontece das seguintes formas:

✓ Sexo vaginal sem camisinha;
✓ Sexo anal sem camisinha;
✓ Sexo oral sem camisinha;
✓ Uso de seringa por mais de uma pessoa;
✓ Transfusão de sangue contaminado;
✓ Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
✓ Instrumentos perfurantes e cortantes não esterilizados.

2- Beijo transmite HIV?

Não. É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa NÃO se infecta por HIV das seguintes maneiras:

✓ Sexo, desde que se use corretamente a camisinha;
✓ Masturbação a dois;
✓ Beijo no rosto ou na boca;
✓ Suor e lágrimas;
✓ Picada de inseto;
✓ Aperto de mão ou abraço;
✓ Sabonete / toalha / lençóis;
✓ Talheres/copos;
✓ Assento de ônibus;
✓ Piscina;
✓ Banheiro;
✓ Doação de sangue;
✓ Pelo ar.

3- Quem usa PREP está livre de se contaminar com o HIV?

PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Dessa forma, o paciente toma medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição. Esse método de prevenção ao HIV é disponibilizado gratuitamente pelo SUS nos serviços de referências e é considerado como uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV no contexto das estratégias de prevenção combinada disponíveis no SUS que deve incluir, também, o uso habitual e correto de preservativos.

Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção pelo HIV (alguns estudos revelam que a PrEP reduz em aproximadamente 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao vírus), porém, ela não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e gravidez.

4- Qual a diferença entre HIV e Aids?

HIV é o vírus da imunodeficiência humana que causa a AIDS. A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, doença caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças específicas de pacientes com o HIV que são conhecidas como doenças oportunistas.

5- Pessoas que vivem com HIV não precisam usar camisinha se o parceiro ou a parceira também tiver o vírus?

Pessoas que vivem com HIV podem ter relações sexuais normalmente, mas não podem deixar de usar o preservativo. Isso porque o HIV possui variedades genéticas que podem agravar o quadro de uma pessoa já infectada, ou seja, mesmo que uma pessoa esteja vivendo com HIV, ela pode ser infectada por um vírus com características diferentes que podem piorar a sua carga viral (quantidade de vírus no corpo).