Alunas do Ensino Médio participam de estágio na Fazenda da Santa Casa

Três alunas do segundo ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Pacotuba Cachoeiro tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, os desafios e aprendizados da agropecuária por meio do projeto Cuidar de Vidas, na Fazenda da Santa Casa de Cachoeiro. 

Maryana Tirello, Lara Balardino Cabral e Eduarda Cabral participaram do estágio na área de plantação e cuidado com animais, reforçando a integração entre teoria e prática no curso técnico que cursam.

Durante o período de estágio, as estudantes aprofundaram os conhecimentos sobre o funcionamento da fazenda e como são feitas as atuvidades das internas do presídio de Cachoeiro que fazem parte do projeto Cuidar de Vidas. 

Elas puderam observar como a produção vegetal influencia diretamente na alimentação e no bem-estar dos animais, além de aprender sobre manejo adequado e planejamento no campo.

“Essa experiência foi extremamente enriquecedora, proporcionando um aprendizado prático que certamente fará a diferença em nossa formação”, destacaram as alunas em mensagem de agradecimento. 

Elas também ressaltaram a importância da vivência para o crescimento pessoal e profissional, ampliando a visão sobre o setor agropecuário como um sistema integrado.

As estudantes também agradeceram a oportunidade à equipe que as orientaram durante essa experiência. “Foi um privilégio aprender com pessoas dedicadas e comprometidas com o desenvolvimento do agronegócio”, afirmaram.

O projeto “Cuidar de Vidas” é uma iniciativa da Fazenda da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo de promover a ressocialização de detentas do Presídio Feminino local. 

Lançado em 2019, o projeto oferece às internas a oportunidade de trabalhar na produção de alimentos, como legumes, hortaliças e produtos de origem animal, que abastecem a Santa Casa e o Lar dos Idosos Adelson Rebello Moreira.  

Além de contribuir para a redução de suas penas — cada três dias de trabalho resultam na diminuição de um dia de reclusão —, as participantes recebem capacitação prática em atividades agropecuárias. Essa experiência não apenas facilita a reintegração social, mas também amplia as perspectivas de emprego futuro.  

O projeto é fruto de uma parceria entre a Santa Casa, o Sicoob Credirochas, Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Estadual de Justiça. 

Confira mais Notícias

Fazenda da Santa Casa ganha trator para auxiliar na produção de alimentos

Fazenda da Santa Casa conquista prêmio Farol do bem 

Projeto da Fazenda da Santa Casa Cachoeiro é finalista do prêmio Farol do Bem

Mulheres que atuam na Fazenda da Santa Casa recebem orientação sobre violência doméstica

Grupo de escoteiros faz plantio de árvores na Fazenda da Santa Casa Cachoeiro

Fazenda da Santa Casa Cachoeiro recebe doação de 400 novas galinhas

Fazenda da Santa Casa vai iniciar plantio de 20 mil mudas

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher